Esporte
Animação marca abertura dos 24º Jogos Internacionais Luteranos
Competições acontecem até a próxima sexta-feira no campus Canoas
A empolgação foi a marca registrada da cerimônia de abertura dos 24º Jogos Internacionais Luteranos e 15º Jogos Internacionais Luteranos Mirins, na manhã desta terça-feira, 25, no ginásio do prédio 17 do Complexo Esportivo do campus Canoas. Até a próxima sexta-feira, 28, cerca de 1,2 mil estudantes de quase 30 instituições de ensino do Brasil, Argentina e Uruguai competem em modalidades como atletismo, natação, futsal, futebol de campo, vôlei, basquete, handebol, tênis, tênis de mesa, xadrez, além de campeonato de robótica.
Antes da largada da rústica, que abriu as competições esportivas, o ginásio lotado acompanhou momentos como o desfile das delegações, a apresentação da equipe de arbitragem, o carregamento da tocha olímpica e o juramento dos atletas. No momento devocional, o capelão geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm, deu as boas-vindas aos participantes e realizou a oração ao atleta, desejando um abençoado evento a todos.
Das arquibancadas, os adolescentes vibravam a cada manifestação do nome de suas escolas. As colegas do 2º ano do Colégio Ulbra Cristo Redentor, Ana Carolina, Isadora Hartmann e Nathália dos Santos, de 17 anos, contam que participam dos Jogos na torcida. "Adoramos o clima de competição. Viemos torcer para as meninas do handebol", afirmaram.
Competição atrai torcedores
Junto com a torcida do Colégio Ulbra São João, a estudante do 1º ano, Eduarda da Silva Bicca, disse que nesta edição a escola compete em pelo menos cinco modalidades. "Um mês antes do início dos jogos já começamos a nos preparar para esse momento. É uma atividade que une muito a escola", celebrou.
Ainda durante a cerimônia, o presidente da Aelbra, Paulo Augusto Seifert, saudou todas as escolas e autoridades presentes salientando a importância dos jogos para a mantenedora. "O esporte é parte fundamental na formação dos jovens", afirma Seifert.
Atletas e torcedores de outros países estavam muito animados durante a cerimônia de abertura. Do Colégio San Pablo, do Uruguai, a adolescente Belén Santana, de 12 anos, afirmou que é o primeiro ano que participa do evento esportivo. "Vim com a minha turma para torcer e já estou achando muito divertido", detalhou.
Além de integrarem as torcidas organizadas, alguns estudantes da Rede de Escolas da Ulbra também se apresentaram durante a cerimônia. Foi o caso de Helena Almeida, de 10 anos, que, ao lado de outras 15 integrantes do grupo Vedance, do Colégio Cristo Redentor, dançaram durante a abertura. "Além de torcer pela minha escola, adoro dançar", finalizou.
Para conferir a programação dos Jogos, clique aqui.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Colaborou: Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas -
29
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Argentina é campeã 2023 dos jogos internacionais escolares -
28
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Tecnologia inédita marca os jogos internacionais da Ulbra -
28
SETJogos Internacionais Luteranos Rústica dos jogos da Ulbra é tradição nas competições
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema