Gente da Ulbra
Egresso de Jornalismo assume coordenação de rádio luterana
Júlio Lemos passou a integrar equipe da rádio Cristo Para Todos
O jornalista egresso da Ulbra, Júlio Lemos, assumiu a coordenação de uma importante rádio do meio luterano, a CPT (Cristo Para Todos), veículo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (Ielb). Formado no último semestre de 2017, Júlio Lemos já está no ramo radiofônico há 9 anos.
Em seu currículo, constam passagens por diversas emissoras, como Rede Mensagem FM, Rede Felicidade FM, Rádio Pampa e Rádio Grenal. Atualmente, além de coordenar a Rádio CPT, Júlio é apresentador do programa televisivo dominical de debate esportivo Nos Acréscimos, da recém-criada RDCTV.
Apaixonado por comunicação, segundo ele mesmo, decidiu se aventurar como docente na Escola Técnica de Rádio e TV Landell de Moura, onde leciona as disciplinas de Locução Comercial e Merchandising e Narração e Comentário Esportivo. Somado a isso, ele dá palestras sobre comunicação esportiva e media training. Confira a entrevista realizada com o egresso.
Ulbra - Por que optou pelo curso de Jornalismo?
Júlio Lemos - Por ser um apaixonado por comunicação. Desde criança gostava muito de escrever e falar em público. Tinha mais facilidade com as disciplinas de língua portuguesa e história. Cheguei a ganhar prêmios de redação no ensino fundamental e os professores pediam para que eu lesse os textos em público, porque tinha boa leitura e dicção. Tive uma professora de português na quinta série que me chamava de futuro Wiliam Bonner e eu acreditei (risos). Além disso, sempre fui um ouvinte apaixonado por rádio. Amava ouvir os jogos de futebol e programas de debate esportivo. Gostava tanto de ouvir as narrações que brincava de narrar os jogos de vídeo-game enquanto meus amigos jogavam. No entanto, recebi minha primeira oportunidade de trabalho aos 15 anos, como menor aprendiz do setor administrativo de uma grande empresa. Por isso, decidi cursar Administração. Até sofrer com a primeira disciplina de cálculo e descobrir que havia feito a escolha errada. Depois, fui convencido a cursar Relações Internacionais, também sem sucesso. Ainda tentei Psicologia, após ser premiado com uma bolsa na empresa em que trabalhava. Desisti novamente. Enfim, conquistei uma bolsa de Jornalismo na Ulbra, pelo Prouni. Foi uma verdadeira bênção na minha vida!
Ulbra - Qual a importância da sua formação no curso de Jornalismo da Ulbra?
Lemos - A Ulbra possui um corpo docente muito qualificado. Os professores despertam os alunos a pensarem e valorizarem o conhecimento teórico como base para o exercício técnico das atividades profissionais da Comunicação Social. Aprendi que um bom jornalista tem que fugir do senso comum, checar muito bem uma informação e considerar os diferentes enquadramentos de um fato. Aprendi, principalmente, que um bom profissional precisa se abster de suas paixões (clubísticas e políticas, por exemplo) para ter uma análise fria, racional e especializada.
Ulbra - Como recebeu a proposta de ir trabalhar para a rádio CPT da Ielb?
Lemos - Havia saído da Rádio Grenal, onde trabalhei por pouco mais de um ano, e tinha experiência no segmento de rádio gospel, antes de trabalhar com esporte. Recebi um convite para participar de um processo seletivo e, felizmente, fui aprovado. A Rádio CPT é a rádio oficial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e está prestes a completar quatro anos de fundação.
Ulbra - Como é o ambiente e o dia a dia na rádio?
Lemos - O ambiente é maravilhoso. As pessoas são muito cordiais e há um foco na excelência em tudo que é realizado. Algo que considero essencial é a liberdade e confiança. Tive respaldo da minha gestora para apresentar e implementar minhas ideias.
Ulbra - O que está implementando na programação da rádio? Houve alguma mudança?
Lemos - A Ielb investiu na inauguração de um novo estúdio e em um sistema de transmissão multimídia para produzir conteúdo em vídeo para as redes sociais. Aproveitamos as mudanças para propor alguns ajustes na programação, conteúdo musical e plástica da rádio (vinhetas, perfis de locução, trilhas sonoras), a fim de torná-la mais contemporânea e, consequentemente, potencializar sua audiência. O projeto foi muito bem recebido e estamos felizes com a repercussão positiva. Temos uma equipe enxuta, mas muito coesa e competente, sob a direção da jornalista Aline Koller, que é vice-presidente de Comunicação.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras