Extensão
Programa Leitura em Rede integra alunos haitianos
Trabalho será apresentado no Salão de Extensão da Expoulbra 2018
O projeto de extensão EAD Leitura em Rede, coordenado pela professora Angela da Rocha Rolla, em conjunto com as extensionistas Carolina Monteiro e Jessica Silva dos Passos, tem como tema central no ano de 2018 as obras de Monteiro Lobato. Ao total, são 20 profissionais, divididos nos municípios gaúchos de Alvorada, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Cahoeirinha, Candelária, Canoas, Gravataí, Paverama, Porto Alegre, Rodeio Bonito, Salvador do Sul e São Leopoldo, além de São Paulo, capital, desenvolvendo atividades relacionadas ao escritor brasileiro.
A ação tem como uma de suas mais importantes metas a formação de crianças, adolescentes e adultos leitores, contribuindo, assim, para a difusão de aspectos regionais da cultura brasileira e aumento do índice de letramento nas cidades de atuação.
A primeira aproximação realizada em Canoas aconteceu quando Jéssica realizou visita ao templo religioso da comunidade haitiana para interagir com seus interlocutores. No dia 29 de agosto, foi a vez da Universidade Luterana do Brasil receber os estudantes haitianos, que integram o programa, para uma visita guiada ao campus.
O projeto
O programa de leitura propõe o estabelecimento de uma rede de comunicação, virtual e presencial, entre a comunidade acadêmica interna e externa, composta por participantes extensionistas que atuam como mediadores de leitura, escritores, ilustradores, poetas, músicos, atores e jovens ledores brasileiros.
A extensão ofertada pela Universidade Luterana do Brasil na modalidade de educação a distância é formada por módulos independentes e tem duração total de um ano, abordando sempre escritores do país.
Metodologia
Na primeira etapa do programa, realizada entre os meses de maio e junho, os acadêmicos extensionistas tiveram contato com o material didático sobre o escritor Monteiro Lobato, interagindo via NetAula com a professora orientadora e colegas, a fim de aprimorar o estudo.
A fase dois, que compreendeu o período de junho a agosto, foi dedicada à seleção de mediador e interlocutores, assim como a preparação do projeto. Uma vez alinhado o planejamento, cabe ao acadêmico realizar os trâmites legais junto à direção da instituição em seu município de atuação para dar início a experiência.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
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