Heleno Lima de Quadros
Heleno: do futebol para a fisioterapia
Graduação através da bolsa para atletas Universitários
Heleno Lima de Quadros colou grau em Fisioterapia pela ULBRA, dia 18.08, no campus Canoas. Ele foi o primeiro aluno a se graduar através da concessão de bolsas para atletas Universitários da Instituição. Heleno foi jogador de futebol do Sport Club ULBRA, mas sua vivência na modalidade vem de longa data, além de ser uma espécie de herança familiar. O novo fisioterapeuta vem de uma família de ex-zagueiros. Seu irmão Régis jogou pelo Internacional nos últimos anos da década de 1990 e seu tio Luis Eduardo atuou no Grêmio no final da década de 1980.
Heleno começou profissionalmente no São José de Porto Alegre, tendo disputado seis campeonatos gaúchos. No Rio Grande do Sul, atuou pelos seguintes clubes: ULBRA, Caxias, Veranópolis e Pelotas. Na Universidade, ele jogou por cinco temporadas, mas integrou também clubes de outros estados, como Mogi-Mirim, União Barbarense e América-RJ. Seu futebol chegou a romper os limites do território nacional, levando-o a República Tcheca e a Suíça.
Entretanto, a preocupação com o futuro profissional, após o término da carreira futebolística, fez ele repensar a própria trajetória e buscar um novo caminho. “Em 2007 fui contemplado com uma bolsa por ser atleta Universitário e tornei-me aluno do curso de Fisioterapia, além de jogar futebol pelo clube. Após duas lesões graves que tive nos joelhos, comecei a repensar meu caminho profissional e passei a projetar minha vida após encerrar a atuação no futebol”, complementou Heleno.
Na ULBRA, ele fez grandes amigos e pôde contar com a ajuda de muita gente, desde professores, passando por treinadores e funcionários. “Na condição de atleta ou de aluno, sempre encontrei dentro da Universidade apoio e auxílio. Fica até difícil citar nomes, pois corro o risco de deixar alguém de fora, mas fica um agradecimento especial ao gerente de Esportes Universitários da ULBRA, Jober Teixeira Jr”, destacou.
Quanto ao seu futuro, Heleno tem alguma predileção por trabalhar com fisioterapia ligada ao futebol. “Poderei atuar na ULBRA ou em algum clube, talvez até mesmo com meu irmão que seguirá a carreira de treinador”, finalizou.
Notícias relacionadas
-
18
OUTEsporte Equipe da Ulbra é vice-campeã brasileira no handebol feminino dos JUBs -
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes