Trabalho de conclusão
Acadêmica de Fonoaudiologia procura adultos com gagueira para pesquisa
Estudante precisa de 30 adultos voluntários
A acadêmica do 8º semestre do curso de Fonoaudiologia da Ulbra, Débora de Souza, está procurando adultos com gagueira. A pesquisa será realizada na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade e em um consultório em Porto Alegre. A estudante precisa de 30 adultos voluntários para a realização desse projeto.
A pesquisa será realizada para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Mensurações de Velocidade de Fala Fluentes em Adultos que Gaguejam. No projeto, as medidas de velocidade de fala serão analisadas e o resultado servirá como referência para terapia fonoaudiológica da gagueira em moradores da Região Metropolitana.
De acordo com a estudante, a pesquisa se justifica pelo alto índice de pessoas que gaguejam no Brasil. "Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência, cerca de 2 milhões de pessoas gaguejam no nosso país, este número é maior do que a população de Curitiba", conta. E foi pensando nisso que escolheu essa temática. "O projeto tem o objetivo de contribuir com o tratamento fonoaudiológico e entendimento da gagueira no nosso estado", explica.
Débora se identifica muito com esse assunto, já que sempre conviveu com pessoas que gaguejam, além de notar que existe uma certa carência em relação às pesquisas nessa área, pois há uma grande desinformação por parte da população sobre esse tema. "Escolhi fazer este trabalho para trazer um esclarecimento científico sobre o assunto e amenizar o sofrimento das pessoas que gaguejam", declara.
O trabalho será feito da seguinte forma: durante uma conversa informal, a acadêmica fará uma gravação da voz do voluntário que será utilizada para a análise da fala. Os participantes terão suas identidades preservadas e as gravações serão somente para análise da estudante. "As pessoas que participarem da pesquisa serão beneficiadas com oficinas sobre gagueira e técnicas de promoção da fluência", finaliza.
Os interessados em participar desse projeto podem entrar em contato com a Débora pelo telefone (51) 99900-8339 até o dia 30 de setembro.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema