3º Sarau das Nações
3º Sarau das Nações integra intercambistas estrangeiros
Evento evidenciou o Ano de Portugal no Brasil
A ULBRA realizou a 3ª edição do Sarau das Nações, na noite de terça-feira, 28.08, no campus Canoas. A iniciativa teve por objetivo receber os alunos intercambistas do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional que vieram da Espanha, México e Colômbia para a Universidade. O evento destacou também um pouco da cultura portuguesa, em virtude do início das comemorações do ano de Portugal no Brasil.
A estudante de Medicina Veterinária da Universidade de Leon, Espanha, Iciar Romero Menéndez, está na ULBRA desde o início de agosto e permanecerá por um ano nessa condição. “Escolhi o Brasil porque o país é rico culturalmente, tem uma economia em ascensão e apresenta grande diversidade de fauna, o que é essencial em meus estudos”, explicou. Já o aluno de Engenharia Elétrica do Instituto Tecnológico de Sonora (ITSON), México, Carlos Alberto Gutierrez Moreno, optou pelo Brasil por entender que a língua portuguesa vem recebendo cada vez mais espaço no cenário mundial. “Na ULBRA, comecei a frequentar as aulas do curso de Ciência da Computação e vou poder estudar protocolos de telecomunicações, que é um segmento de grande importância em meu país”, complementou.
A ULBRA também recebeu a aluna do curso de Bacteriologia e Laboratórios Clínicos da Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, Colombia, Mayra Munhoz Ariza. Ela foi aceita para realizar pesquisa no laboratório de toxicologia da ULBRA. “Desejo conhecer como se faz pesquisa aqui no Brasil para poder levar os ensinamentos ao meu país, como forma de fortalecimento nesta área”, destacou Mayra.
O 3º Sarau das Nações foi organizado pela coordenação de Relações Internacionais, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Esteve presente ao evento, representando a Pró-reitoria de Graduação, a diretora de Ensino, Graziela Oyarzabal. “Acho essa iniciativa de grande valor, pois além do conhecimento a formação acadêmica dos universitários precisa ser enriquecida com experiências variadas. O intercâmbio acrescenta um diferencial ao currículo dos estudantes”, salientou a diretora.
Para a coordenadora de Relações Internacionais, Kátia Pozzer, a Universidade tem como política estimular cada vez mais o intercâmbio. “É de grande valor poder conhecer a realidade de alunos de instituições universitárias estrangeiras. Queremos que nossos alunos viagem ao exterior e ganhem experiências acadêmicas”, observou. A coordenadora ainda salientou aspectos importantes para a Instituição. “Estamos trabalhando de maneira intensa na divulgação da ULBRA dentro do cenário internacional. Queremos posicionar nossa Instituição como uma alternativa conceituada para os estudantes estrangeiros que desejam dar continuidade a sua formação no Brasil”, enfatizou Kátia.
Em função das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, quem compareceu ao Sarau teve a oportunidade de contemplar varais com trechos de poesias e outras obras literárias de escritores contemporâneos, como José Saramago e Boaventura de Souza Santos. Ao final do evento foram reproduzidas músicas lusitanas.
Outras informações sobre os programas de Intercâmbio podem ser obtidas através do telefone (51) 3477.9161 ou pelo e-mail intercambio@ulbra.br. A página da Coordenação de Relações Internacionais no site da ULBRA é www.ulbra.br/relacoes-internacionais.
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras