Cuidar de quem cuida dos bebês
3ª Semana do Bebê tem continuidade com oficina de cuidados
Programação segue até sexta-feira, 14 de setembro
As atividades da 3ª Semana do Bebê de Canoas seguem a todo vapor. Na tarde desta terça-feira, 11 de setembro, aconteceu a oficina O primeiro mês do bebê em casa, ministrada pela enfermeira Liara Madruga. A atividade ocorreu no Hospital Universitário, parceiro da iniciativa.
A ação propôs sanar algumas dúvidas frequentes de mães de primeira viagem. Entre as temáticas abordadas estavam a utilização de chupetas e mamadeiras, cuidados com a medicação, a alimentação durante o período de amamentação, o sono do bebê, entre outros. Liara deu algumas dicas para as futuras mamães. "O bebê nunca deve dormir na mesma cama que os pais pelo risco de sufocamento. Não podemos esquecer de fazer o teste do pezinho e temos que evitar lugares com aglomeração nos primeiros meses pela baixa imunidade da criança", afirmou a enfermeira.
Depois de responder as principais questões relacionadas com os primeiros meses do bebê, Liara mostrou qual é a maneira certa de dar banho e trocar as fraldas. Rosane de Lima, biomédica do Hospital Universitário, está grávida de quatro meses do seu primeiro filho e foi a escolhida para a demonstração de como deve ser realizada a troca de fraldas.
De acordo com ela, essa oficina foi extremante importante, já que é mãe de primeira viagem. "Para mim tudo é novo. 100% do que foi apresentado aqui eu vou aproveitar. Acredito que até para quem não é mãe de primeira viagem seja importante obter informações de um profissional da área", avaliou. Para Rosane esse foi um momento bem proveitoso. "Seria interessante que todos os hospitais implantassem ações como essa, não só para funcionários como para a população em geral", declarou.
Já a ministrante acredita que por estar em um local que trata de saúde, nada melhor que dividir as suas experiências em relação aos bebês. "Esse é um momento muito importante para a mulher. É o nascimento de um bebê e o nascimento de uma nova mãe", contou Liara. A enfermeira explicou que nenhuma gestação é igual a outra e por isso cada mulher vai viver esse momento de uma forma diferente.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras