35ª Expointer
Produtividade e bem-estar animal são temas de palestras
Especialistas palestram para alunos no Espaço ULBRA
Os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Ambiental realizaram atividades no Espaço ULBRA na 35ª Expointer durante a quarta-feira, 29.08. Localizado em frente à Pista de Ovinos, ao lado da Pista Principal, o espaço da Universidade no Parque Assis Brasil recebeu alunos e demais interessados para os eventos.
Promovida pelo curso de Engenharia Ambiental, a palestra Produtividade Estável Aliada à Preservação do Solo e do Meio Ambiente mostrou a experiência bem-sucedida da propriedade de Giseli Wenning, em Maçambará, na Fronteira Oeste do Estado. Os plantios de soja e milho eram prejudicados pela má qualidade do solo no local. “Toda a região tem um solo muito prejudicado, devido à péssima exploração dos produtores de décadas atrás”, contextualizou a produtora, durante a palestra. A falta de tratos aliada aos períodos de seca comprometeu a produção. A solução foi investir em irrigação e agregar matéria orgânica ao solo.
Adubando o solo, evitando a remoção do solo, diversificando as espécies e criando uma cobertura permanente que protege o solo, Giseli garante um terreno mais saudável. “Essa relação só agrega valor e produtividade às lavouras. O investimento inicial é alto, mas as culturas tendem a ter mais sucesso com o solo saudável”, relata. Segundo a produtora, as medidas já vêm sendo adotadas pelos produtores na região, possibilitando, assim, que o solo seja recuperado para as lavouras futuras.
Bem-Estar Animal
Garantir boas condições para a hospedagem dos animais durante feiras como a Expointer deve ser uma preocupação dos profissionais responsáveis pelo trato. Para orientar os futuros veterinários sobre a melhor forma de abrigá-los, o professor da Medicina Veterinária, Renato Pulz, palestrou para duas turmas dos semestres iniciais. “O modelo econômico da feira traz implicações ao bem-estar do animal, e é importante que o aluno saiba a melhor forma de lidar com isso”, fala o docente. Os cuidados com o local onde o animal ficará irá impactar na sua saúde. “A formação acadêmica geralmente acaba se voltando para o mercado, e deixa essa parte de lado. Por isso, é importante desenvolver desde cedo essa consciência”, analisa Pulz. Além da palestra, os alunos realizaram uma atividade de aula, preenchendo um questionário com base em análises realizadas na Feira.
A ULBRA ainda promove mais uma palestra, no dia 31.08, a partir das 17h30. O tema será Planejamento na Empresa Rural: a importância da capacitação dos empregados, e o palestrante será o presidente do Sindicato Rural de Guaíba e produtor rural Sílvio Uranga de Moraes. A 35ª Expointer acontece até o dia 02.09.
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado