Internacionalização
Representantes de Universidade da Malásia visitam a Ulbra Canoas
Gerente Sênior da APU esteve no campus na quinta-feira, 30 de agosto
Na busca por novas parcerias educacionais, a comitiva composta pelo gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Asia Pacific University (APU), Muhammad Anis Rehmann, acompanhado do gerente regional da APIIT Education Group, da Indonésia, Thomas Tanama, do aluno brasileiro, Augusto Silva de Assis Gonçalves, e de representantes da Casil Intercâmbios de Porto Alegre, realizou visita à Universidade Luterana do Brasil. O objetivo do grupo, recebido pelo reitor Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, e o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, na manhã da quinta-feira, 30 de agosto, é de, em um futuro próximo, trazer professores e até mesmo alunos para o país com o intuito de trocar novos conhecimentos.
Erivaldo Diniz Brito, diretor do campus, Lucimar Filot da Silva Brum, coordenadora Acadêmica, Alexandre Berton, gerente administrativo da Ulbra Canoas, e Carlos Mário Dal'Col Zeve, coordenador dos cursos da área de TI, estiveram presentes no segundo momento do encontro, onde os visitantes apresentaram a estrutura acadêmica, cursos na área de inovação e a cultura da unidade localizada na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia.
O acadêmico brasileiro, que há seis meses vive no país onde cursa a graduação em Negócios Internacionais, foi o responsável por conduzir a conversa no seu idioma de origem. Em seu relato, o paulista, que hoje também atua como colaborador na universidade, falou sobre a experiência de trabalho, estudo e prática da língua inglesa que vem vivendo no exterior. "Somos a mais tradicional Universidade da Malásia, onde há misturas de muitas etnias, como malásios, chineses e indianos, que hoje formam a população local, e o custo de vida em relação a países como o Canadá e Reino Unido é muito mais em conta", destaca o jovem sobre a instituição de ensino superior que, em 25 anos de atuação, já atendeu estudantes de 120 nacionalidades.
Rehmann salientou a questão da empregabilidade, trabalhada em todos os cursos: "Incentivamos o aluno a buscar por colocação profissional logo nos primeiros passos de sua graduação, guiados por um código de conduta interna que observa inclusive a vestimenta de nossos acadêmicos. Outro ponto é a tecnologia, que está inserida nos currículos de todas as graduações, independentemente da área, pois ela é o futuro".
A proposta da assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, também presente no encontro, é de que se estabeleçam parcerias entre as Universidades para aproximar através de videoconferências alunos e professores dos dois países. "Acadêmicos daqui podem assistir aulas de lá, e assim vamos analisando outras possibilidades com o decorrer do tempo, atendendo, assim, a proposta institucional de internacionalização", resumiu a docente.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes