Inclusão
Curso de Fonoaudiologia da Ulbra promove a inclusão através do teatro
Alunos da graduação encenam histórias de personagens com deficiência
Acadêmicos da graduação em Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil estão promovendo a inclusão e o debate sobre o tema acessibilidade em escolas e clínicas hospitalares através da encenação de peças teatrais que contam histórias de personagens com deficiência.
A peça Era uma Vez um Conto de Fadas Inclusivo é um projeto idealizado pela professora Viviane Pasqualeto, baseado na obra de Cristiano Refosco, que leva o mesmo nome. "Sou fonoaudióloga há 18 anos e já na minha formação trabalhava com crianças e adolescentes com necessidades especiais. Em resumo, posso dizer que atuo há mais de duas décadas com este público, conhecimento e paixão que transfiro aos meus alunos da graduação através do que a fonoaudiologia pode proporcionar para as pessoas", explicou a docente.
No conto, onde os protagonistas possuem algum tipo de deficiência, acadêmicos extensionistas de Promoção e Prevenção da Saúde do Escolar encenam para crianças atendidas na Clínica-escola de Fonoaudiologia da Ulbra Canoas histórias como Amor sem Limites. A peça, que apresenta a narrativa de Rapunzel, uma menina que não caminhava e vivia presa a uma torre em razão do medo da mãe de que ela se machucasse ou sofresse com o preconceito de outras pessoas por suas limitações físicas, e o príncipe cego, que caminha pela floresta à procura do seu verdadeiro amor, é um exemplo das apresentações que buscam desmistificar a deficiência.
"Queremos deixar claro para o público que as limitações não significam incapacidade, e é essa mensagem que estamos levando para quem nos assiste, na forma de contação de histórias e também pelos clientes atendidos no estágio de Distúrbios da Comunicação Humana. A turma que participa deste projeto é bastante dedicada e não tenho dúvidas de que serão grandes profissionais", enfatizou Viviane referente ao projeto realizado pela primeira vez na 5ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência e que segue durante o semestre. Salienta, também, a participação dos alunos Bianca Weber, Mateus Flores, Sabrina Gaffree e Cíntia Casane, que aceitaram o desafio de levar esta mensagem a crianças e adolescentes.
A Acessibilidade Universal é um dos tópicos da Reestruturação Pedagógica iniciada em todos os campi RS e polos EAD da Universidade no primeiro semestre de 2018, processo que pode ser acompanhado através do site ulbra.br/muda-com-voce.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
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