O papel transformador
Acadêmicos de licenciatura refletem sobre a profissão de professor
Tema conduzido pelo reitor e por egressos foi proposto na aula magna
Para uma plateia cheia de acadêmicos dos cursos de licenciatura da Ulbra, o reitor Ricardo Willy Rieth abriu, na noite desta segunda-feira, 27, a aula magna das licenciaturas, no auditório do prédio 14. Com o tema O papel transformador do professor na sociedade, o encontro tratou sobre a importância da atuação dos docentes. Destacando o conceito da palavra transformar, Rieth mostrou o compromisso dos professores com a mudança social e os novos papéis dos docentes do nosso tempo. "De transmissor do conhecimento, hoje ele é um mediador e especialista da aprendizagem", destacou.
O reitor ainda apresentou os dados da pesquisa Profissão Professor 2018, do Ibope Inteligência, que ouviu professores da educação básica de todo o Brasil sobre perfil e renda, formação inicial e continuada, atratividade e valorização da carreira e condições de trabalho. Rieth ainda detalhou os discursos legais, regulatórios e pedagógicos da profissão, e fechou apresentando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ulbra, falando do compromisso da Universidade para as aprendizagens significativas e transformadoras e do papel do docente neste processo.
No segundo momento da aula magna, um grupo de dez egressos conversou com o público sobre as perspectivas da profissão de professor, destacando suas experiências dentro da sala de aula. Mediados pelo egresso formado em Química, Leandro Rosa Camacho, os professores, graduados na Universidade, falaram da relevância dos estágios e das monitorias durante a formação e da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Ministério da Educação (Pibid), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com os egressos, atividades como essas preparam os acadêmicos das licenciaturas para ingressar na sala de aula.
Camacho questionou sobre a experiência da primeira vez diante dos alunos e do dia a dia do professor. Para o grupo, o friozinho na barriga é uma constante de cada início de semestre. Os egressos ainda falaram da realidade das comunidades onde as escolas que lecionam estão inseridas, marcadas por pobreza, fome, drogas, preconceito e violência, salientando que o professor deve saber lidar com essas situações e, muitas vezes, dedicar parte da aula para debater tais assuntos.
Professora de Matemática, a egressa da Ulbra, Andrielly Viana Lemos, relatou sobre a dificuldade de fazer com que o aluno se concentre nas aulas quando está inserido em uma comunidade de violência. "Muitas vezes, a sala de aula é um refúgio. O professor tem que buscar alternativas", reflete.
Mesmo diante das adversidades da profissão, todos ressaltaram durante o bate-papo que escolheram a profissão certa e são apaixonados pelo que fazem, incentivando os acadêmicos da plateia a persistirem na formação e aproveitarem as oportunidades que a Universidade oferece.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
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