Relacionamento
Prefeito de Esteio recebe pró-reitor da Ulbra
Encontro buscou maior aproximação com a Administração Municipal
A Universidade Luterana do Brasil foi representada por seu pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, que, acompanhado da gerente do Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual, Soraia Girardi Bauermann, esteve em visita, na tarde da quinta-feira, 23 de agosto, ao prefeito municipal de Esteio, Leonardo Pascoal. O encontro teve por principal objetivo estreitar os laços da Ulbra com a Administração Municipal, colocando à disposição sua estrutura física e educacional para futuros projetos e parcerias. A recente mudança na Reitoria e projetos na área da Medicina foram algumas das pautas debatidas na reunião.
A Instituição busca fomentar convênios com prefeitos da região para a realização de programas educacionais utilizando manequins simuladores no treinamento de profissionais da área da saúde, policiais, bombeiros e até a aplicação de cursos de primeiros socorros junto às escolas e participação em eventos como os das comissões internas de prevenção de acidentes de trabalhos (Cipats). "Queremos investir não só em laboratórios, mas também em uma unidade móvel, para que possamos transitar por diversos lugares, promovendo capacitação de projetos em saúde, algo que ainda é novo no Brasil, mas já utilizado em países como o Canadá. Por esta razão, a Ulbra vem buscando pleitear esta ideia da construção coletiva de um espaço universitário de aprendizagem significativa", explicou Brand.
Ações municipais como a Escola de Gestão, projeto já sancionado pela prefeitura e que contempla um portfólio regular de cursos e outras atividades conforme demanda, mobilizando educadores internos e instituições parceiras, foram pontos apresentados por Pascoal.
"Este plano que vem sendo desenvolvido pelo nosso governo, institui, dentro da Secretaria de Administração, uma estrutura dedicada ao processo de capacitação de todos os servidores, dando sequência a uma série de etapas implantadas desde 2017, com a realização de um senso dos funcionários", adiantou o prefeito.
Energia solar
O uso sustentável da energia solar para a redução do consumo de energia elétrica também esteve entre as pautas do encontro. A proposta, conforme destacou o pró-reitor, prevê o compartilhamento do projeto entre municípios numa ação conjunta que contaria com os recursos técnicos da Universidade: "Temos um grupo de engenheiros trabalhando nisto e estamos abertos a discutir, trocar ideias e firmar parcerias para o desenvolvimento de um produto bem interessante, uma vez que a energia solar/fotovoltaica representa um caminho sem volta".
A energia solar, segundo colocou a gerente do Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual da Ulbra, é também uma fonte geradora de empregos nas regiões onde os projetos já vêm sendo colocados em prática. "Estamos falando de um setor que aumenta muito a empregabilidade, auxiliando, principalmente, na recolocação de pessoas com baixa escolaridade, o que é uma grande vantagem. Existem hoje empresas trabalhando para capacitar profissionais que saíram do mercado de trabalho em função da crise, de forma rápida, proporcionando acesso a novos postos num curto período. Assim, podemos perceber que a energia solar não gera apenas energia, gera toda uma cadeia produtiva, o que é muito interessante."
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
21
JANReunião Novo reitor da Ulbra recebe diretores dos campi do Rio Grande do Sul -
30
AGOParticipação de todos Dia 1º de setembro inicia o período da Avaliação Institucional 2019 -
15
JULCapacitação Campus recebe mais uma edição da Formação Docente Continuada -
15
FEVÚltimos ajustes Cursos concluem formação docente para o início das aulas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras