Cinema e comunicação
Curso de Comunicação promove IX Seminário de Pesquisa em Comunicação
As professoras Ana Acker e Gabriela Almeida lançaram seus livros no evento
O curso de Comunicação da Ulbra Canoas promoveu nesta quinta-feira, 23 de agosto, o IX Seminário de Pesquisa em Comunicação. A edição deste evento foi especial, pois contou com a participação das professoras da casa Ana Acker e Gabriela Almeida, que lançaram seus livros que discutem a relação do cinema com a comunicação. O Seminário tem como objetivo aproximar os estudantes da Universidade com o campo da pesquisa.
Ambos os livros são resultados de pesquisas sobre cinema desenvolvidas pelas docentes. A obra de Ana Acker é fruto da sua dissertação de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS. O tema escolhido para esse trabalho foi a maneira com que o futebol aparece no cinema brasileiro. A professora analisou sete filmes lançados entre 1995 e 2012, buscando compreender como eram propostas as experiências estéticas do futebol.
Ana, quando começou a trabalhar como jornalista, ingressou na editoria de esporte. Para ela foi um choque, embora gostasse muito de futebol. "Tinha um certo preconceito com o jornalismo esportivo", declara. Depois de iniciar nesta área, começou a ler mais sobre o assunto e percebeu que era algo interessante. "Vi que não existia muitos textos sobre futebol no cinema brasileiro. Esse fato me intrigou porque o futebol é uma marca da cultura do Brasil", completa. A partir daí, surgiu a ideia de pesquisar algo relacionado a isso.
O livro de Gabriela Almeida é dedicado ao cinema de ensaio, uma forma muito recente na história do cinema que tem sido considerada por muitos autores como o quarto domínio do cinema (sendo os outros três a ficção, o documentário e o cinema experimental). "Ele não é um documentário convencional, nem cinema experimental, nem ficção. É algo que conversa com todos", explica. Seu livro se originou a partir de sua pesquisa de doutorado, também desenvolvida junto ao PPGCOM da UFRGS.
Sua obra é a primeira inteiramente dedicada ao tema e escrita por um autor brasileiro. Sua pesquisa foi baseada em uma análise da série de televisão fora do convencional chamada "Histórias do Cinema", que foi apresentada a ela pelo seu professor, enquanto ainda morava na Bahia. "A maioria do material da série é de arquivo, filmes antigos e fotografia. Eu achei muito fascinante, principalmente porque era difícil de compreender", finaliza.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras