Livro e audiolivro
Obra sobre acessibilidade está no formato de audiolivro
Editora da ULBRA lança Sociologia da Acessibilidade
Marcando a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, a Editora da ULBRA lançou, na noite de 24.08, o livro Sociologia da Acessibilidade e Reconhecimento Político das Diferenças. O lançamento da obra teve sessão de autógrafos e foi realizado na Estação do Livro, no campus Canoas.
A publicação apresenta-se impressa e, também, na forma de audiolivro - um CD no formato Daisy, para uso por deficientes visuais. Escrito por estudiosos da temática, o livro traz um novo enfoque e uma nova abordagem aos tradicionais olhares sobre a questão das deficiências. Para um dos autores e organizador da obra, Humberto Lippo, a iniciativa busca contribuir nos debates sobre a equiparação de oportunidades e a acessibilidade, ampliando esse conceito. “Acho que, conceitualmente, a inclusão social está esgotada, sendo necessário um avanço nesse sentido. Estamos, portanto, lançando a base do conceito de reconhecimento político das diferenças. Entendendo que a deficiência está com o social, com as estruturas da sociedade, com os espaços e equipamentos”, afirma Lippo.
O presidente da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), Adilson Ratund, esteve presente ao evento e destacou a importância da iniciativa. “Ações com esse propósito devem ocorrer cada vez mais, pois contribuirão para a inserção plena de todos na sociedade”. O diretor de Extensão, Gustavo Becker, compareceu representando a Reitoria da Universidade. Ele destacou que através de seu Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), a ULBRA continua a promover políticas desta ordem. “Continuamos investindo e dando continuidade a nossa política de zelo pela acessibilidade”, complementou Gustavo.
Para o diretor da Editora da Universidade, Astomiro Romais, o momento é histórico. “Estamos lançando a primeira obra totalmente acessível”, enfatizou Astomiro. Também marcou presença, o presidente da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Dr. Moisés Bauer. “Esse tipo de iniciativa representa uma conscientização da sociedade para o tema da pessoa com deficiência, aprofundando conceituações e concepções que precisam ser ampliadas e implementadas. O livro busca uma análise sociológica e política do meio em que vivemos, nos aspectos das diferenças, e, neste caso, das pessoas com deficiência”, finalizou. A obra já está à venda na Estação do Livro. Mais informações pelo fone (51) 3477.9118, ramal 2310.
O quê:lançamento do livro de
LIPPO, Humberto (org.); FERNANDES, Idília; SCHNEIDER, Laíno Alberto; TESKE, Ottmar; FAGUNDES, Santos. Sociologia da Acessibilidade e Reconhecimento Político das Diferenças. Canoas: Editora da ULBRA, 2012. 176p.
Quando:24 de agosto, sexta-feira, 19h
Onde:Estação do Livro, campus ULBRA Canoas/RS
Por quê:marcar Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
Diferencial: livro acompanhado de CD no formato Daisy
Valor: R$ 20,00
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras