ExpoTAI na Ulbra
2ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão é aberta na Ulbra
Programação da ExpoTAI segue até sábado, 25, no prédio 16
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 23 de agosto, no saguão do prédio 16 da Ulbra, a cerimônia de abertura da 2ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI). O evento, promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH no RS (Faders), dá visibilidade às tecnologias assistivas desenvolvidas e comercializadas no Rio Grande do Sul. Apresentam seus produtos e serviços tanto prestadores de serviço, empresas e indústrias, quanto universidades, com pesquisas e buscas de soluções em andamento.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, sendo elas a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o presidente da Faders, Roque Bakof, o reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, o coordenador do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Adilson Corlassoli, o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Integração Institucional de Canoas, representando o Prefeito de Canoas, Luis Carlos Busato, Rubielson Medeiros, o conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, Nelson Khalil, e a presidente do Conselho Municipal de Canoas, Keli Oliveira.
Na ocasião, Rieth desejou as boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos nesta parceria com a 2ª edição da ExpoTAI. "A nossa Universidade começou a se preocupar e ter ações políticas voltas à acessibilidade há várias décadas, muito antes de se tornar um requisito do Ministério da Educação, que hoje é uma exigência para todos os cursos. A nossa ideia quando começamos a receber pessoas com deficiência é que elas tivessem a oportunidade de estudar, de fazer um ensino superior, e até então as instituições não estavam preparadas para isso", explicou o reitor.
No encontro, o presidente da Faders, Roque Bakof, destacou a importância do evento e das exposições para a troca de conhecimento. "Esse evento é uma etapa de construção que estamos fazendo. Essa nova geração de pessoas vem para demonstrar a todos nós que inclusão é convivência. A verdadeira obra que a ExpoTAI quer deixar é três dias em que nos fortaleceremos para que, na sequência, possamos voltar para a sociedade cada vez mais preparados para o trabalho. A acessibilidade é uma razão para toda a coletividade", salientou o presidente.
A Banda Muitos Outros, com o show Vencendo Limites, do Instituto Acessibilizar, encerrou a cerimônia de abertura com alguns clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e clássicos internacionais da cantora Adele.
A ExpoTAI ocorre em paralelo com a 5ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência. O evento permanece até sábado, dia 25 de agosto, com seminários sobre trabalho, políticas de acessibilidade e inclusão e formação universitária, além de oficinas sobre confecção de materiais pedagógicos, uso de tecnologias, musicalidade, aleitamento materno, autismo e cuidadores.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras