Evento
III Encontro Fome de Ler aborda V Festival Book Trailer
Atividade integrou a programação do Agosto Cultural
A leitura é fundamental na vida de todos e, para as crianças, não é diferente. Foi pensando nisso que o projeto Fome de Ler foi criado há 15 anos. Entre as atividades da iniciativa está o Festival Book Trailer, que chega neste ano a sua quinta edição. Na tarde desta quarta-feira, 22, integrando a programação do Agosto Cultural, a iniciativa foi apresentada durante o III Encontro Fome de Ler para representantes de diversas escolas do município. De acordo com a coordenadora do programa Fome de Ler, Ângela Rolla, o encontro serviu para definir os critérios que o Festival terá a partir dessa edição. "Nós fazemos essas reuniões para conversar com os professores sobre diversas questões ligadas à literatura. Agora, o tema escolhido foi o Festival", explica.
No Festival, Books Trailers são desenvolvidos pelos alunos de escolas participantes do projeto. Depois que as escolas elegem um autor, os estudantes escolhem uma de suas obras para criar um vídeo de no máximo três minutos contando a sua história. Depois, é realizada uma votação nas escolas sedes para a escolha dos melhores Books Trailers produzidos. A premiação acontece dia 23 outubro na Ulbra.
O Fome de Ler tem como principal objetivo o desenvolvimento do letramento literário das crianças. Ângela conta que essa meta vem sendo alcançada ao longo de todos esses anos. "Os estudantes entram em contato com escritores e fazem um trabalho de preparação para esses encontros", declara. O contato dos alunos com a leitura melhorou com o recurso do vídeo. "As outras crianças assistem e ficam empolgadas. Querem conhecer as obras utilizadas na elaboração dos Books Trailers", finaliza.
Fome de Ler nas escolas
Para a professora Cássia Fernanda Lopes, da Escola Municipal Rio de Janeiro, o projeto é muito importante, principalmente pelo envolvimento com a leitura. "Com o Book Trailer os alunos ficam bem empolgados e se envolvem bastante. Nós percebemos aprendizagens significativas desde que o programa foi inserido na escola", avalia. Além disso, os estudantes não ficam restritos à indicações dos professores, eles procuram novas obras. "É um projeto que fazemos questão de participar", expõe.
Já Adriane Turossi, da Escola Municipal Nancy Pansera, conta que hoje toda a escola está envolvida com o Fome de Ler. "Procuramos escolher autores que tenham livros tanto nas séries iniciais, quanto séries finais, para que haja um envolvimento maior dos alunos", explica. De acordo com a docente, os Books Trailers incentivam a leitura. "Eles servem para estudantes que não leram aquela obra terem conhecimento dela. Vira um movimento fantástico em prol da leitura". Desde a inserção do programa, o número de associados na biblioteca da escola cresceu. "Sou fã desse projeto. Enquanto estiver trabalhando quero participar do Fome de Ler, pois é fantástico", declara.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras