Reflexão
Debate mostra vivência das pessoas com deficiência no mundo do trabalho
Encontro abriu a programação da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência
A Pessoa com Deficiência e a Inserção no Mercado de Trabalho foi o tema da abertura da 5ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, na noite desta terça-feira, 21, no auditório do prédio 14 do campus Canoas. Proposta pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (Ciepre) da Universidade, a atividade trouxe o relato de pessoas com deficiência que estão inseridas no mercado de trabalho, com a intenção de refletir sobre as potencialidades e contribuições desse público para o mundo do trabalho.
"Entendemos que, assim como muitos de nós, as pessoas com deficiência têm dificuldades, mas também muitas potencialidades. É preciso aprendermos a conduzir essas relações no sentido de inseri-las, por isso trouxemos depoimentos sobre as barreiras que elas enfrentam e o seu dia a dia no trabalho", explicou o coordenador do Ciepre, professor Ivan Basegio. O bate-papo foi mediado pela professora do curso de Fonoaudiologia e colaboradora do projeto, Viviane Pasqueleto.
O primeiro relato foi apresentado pela terapeuta ocupacional e escritora, deficiente auditiva, Patrícia Witt. De acordo com ela, sua formação acadêmica foi marcada por desafios. "Necessitei de muito auxílio para que conseguisse me comunicar durante a faculdade, mas isso só me estimulou mais a me formar para que pudesse, com o meu trabalho, ajudar famílias com crianças surdas", lembra.
Toda a trajetória percorrida por Patrícia até conseguir realizar seu sonho profissional foi reunida no livro Surdez: silêncio em voo de borboleta, um relato autobiográfico onde a autora trata da importância do estímulo para o desenvolvimento de pessoas com deficiência. "Quando era pequena me sentia dentro de um casulo sem conseguir me comunicar com o mundo, mas passei por muitos processos de metamorfose", explica. O mais recente, foi a realização de uma cirurgia para a colocação de um implante coclear, que permitiu a Patrícia a recuperação de parte da audição.
Superando desafios
A mestre em Educação pela Ulbra, graduada em História e hoje professora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPB), da Prefeitura de Canoas, Kátia Gonçalves, contou que seu ingresso no mundo do trabalho não foi fácil. Mesmo com a aprovação em um concurso público para a área da educação no Estado, não foi aceita para exercer a função por conta da deficiência visual. "Fui muito judiada pelas pessoas que enxergam, mas fui para a Justiça e aquela rejeição me fez crescer. Hoje trabalho com a produção de materiais e de tecnologias assistivas para alunos cegos. Foi uma luta que acabei vencendo", lembra.
Para a palestrante, um dos maiores desafios da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é a aceitação dos colegas com o novo indivíduo que chega no ambiente profissional com suas limitações. "Acabam colocando o deficiente numa redoma, sem deixar ele se desenvolver, quando o certo seria perguntar como a sua adaptação aquele ambiente poderia ser feita", sugere.
Colaborador há 3 anos e meio do setor de Recursos Humanos da Ulbra e acadêmico de Gestão de RH, Guilherme Becker Ambrosi, também acredita que há um despreparo no mundo do trabalho para receber as pessoas com deficiência. "Em uma experiência anterior que tive percebia que as pessoas não sabiam como lidar", recorda.
Para o jovem, a oferta de vagas de emprego para as pessoas com deficiência no mercado de trabalho é constante, mas ele acredita que ainda há melhorias a se conquistar. "Muitos deficientes, mesmo formados, só recebem ofertas para cargos mais baixos. É preciso ampliar as oportunidades", defende. A opinião também é compartilhada pelo coordenador do Ciepre, Ivan Basegio. "Não é nenhum favor que a sociedade faz ao inserir essas pessoas no mercado de trabalho. É um direito que elas têm. Precisamos pensar nas potencialidades desses sujeitos e não nas falhas", reflete.
A 5ª Semana da Pessoa com Deficiência terá atividades até o sábado, 25 de agosto. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes