Dança
Expressão Down-Up participa da Semana da Pessoa com Deficiência de Canoas
O grupo se apresentou na abertura do evento
O Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada (Ceama) da Ulbra Canoas possui diversas atividades. Entre elas está o grupo Expressão Down-Up, voltado para atender jovens e adultos com Síndrome de Down. Na tarde desta terça-feira, 21, os participantes do projeto realizaram uma apresentação de dança na abertura da XXI Semana da Pessoa com Deficiência de Canoas. Além desta ação, o grupo participará da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência da Universidade Luterana do Brasil.
O grupo Expressão Down-Up existe há 19 anos. De acordo com a coordenadora do Ceama, Rosilene Diehl, este tipo de evento serve para mostrar tudo o que esses jovens podem fazer, já que representam muito bem a dança e a expressão corporal. Além disso, podem incentivar outras pessoas. "O Ceama é realmente importante na vida de todos os participantes, é neste projeto que eles conseguem motivação e um espaço para lazer", conta.
Para Rosilene, a Semana da Pessoas com Deficiência é fundamental, pois nela é possível mostrar o que está sendo feito e o que ainda pode ser alcançado na questão da inclusão. "Esse é um momento que tem como objetivo repensar acessibilidade, diversidade e inclusão. Assuntos de extrema importância e que precisam ser debatidos sempre", avalia.
Participação no grupo Expressão Down-Up
Glória Santos é mãe de Juliana, uma das participantes fundadoras do projeto. Para ela, o Down-Up já faz parte da vida de sua filha. "No dia das aulas ou apresentações minha filha já acorda dizendo 'é hoje', sempre fez questão de participar", relata. O grupo ajudou na desenvoltura e autoestima da Juliana. Graças ao projeto, ela desenvolveu um interesse pela música. "Em casa ela identifica as músicas das suas apresentações. As atividades estimularam essa parte lúdica que é muito importante para eles", expõe.
De acordo com Glória, a professora Rosilene estimula muito os alunos através desse projeto, pois levanta a autoestima de todos. "Todas as atividades são muito produtivas. Eu aconselho que outras mães tragam seus filhos para o Down-Up porque é maravilhoso. Eu só tenho a agradecer e dar forças para que esse projeto continue crescendo cada vez mais", finaliza.
Outro integrante que também que está desde a criação do Down-Up é o Daniel Schmiedel. Ele conta que ingressar no projeto foi um passo muito importante na sua vida. "Começar no Down-Up foi a melhor coisa que já me aconteceu, adoro participar. Seria muito bom que mais pessoas também participassem", recomenda.
A 5ª Semana da Pessoa com Deficiência terá atividades até o sábado, 25 de agosto. A programação completa pode ser encontrada clicando aqui.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras