Pibid
Atividades do PIBID iniciam nas escolas de Canoas
Reunião de trabalho dá estopim no PIBID nas escolas
Após reunião de trabalho, bolsistas e supervisores da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) iniciam as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em nove escolas da Rede Municipal de Canoas. O encontro ocorreu na última quinta-feira à tarde, 23.08, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação com professores da ULBRA e das escolas participantes, além de supervisoras, diretoras de ensino e assessores da SME Canoas. Objetivamente, os subprojetos foram apresentados para o grande grupo, além de o momento ter servido como integração e de alinhamento do trabalho em cada grupo de licenciatura.
Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas, o PIBID servirá não só para estimular a formação de docentes, como também para resgatar questões ligadas a cidadania e meio ambiente. Os "pibidianos" da Biologia irão atuar na EMEF Max Adolfo Oderich, inserida na comunidade Mathias Velho, onde, segundo Marcos Machado, há várias demandas sociais também. "Nosso subprojeto é para que o bolsista e os alunos possam apreender e aprender as vivências da escola dentro do contexto aos quais estão inseridos", complementa o coordenador que estava acompanhado da professora Eliane Fraga da Silveira, supervisora do subprojeto.
Na mesma reunião, estavam os participantes do PIBID/ULBRA da Educação Física, Pedagogia, Geografia, Artes Visuais e História. Porém, ao todo, nove equipes de áreas do conhecimento integram o Programa. Somam-se a essas, as licenciaturas Matemática, Letras-Português e Química, cada uma integrando um subprojeto. Nove escolas, das 42 unidades da Rede Municipal de Canoas, irão receber bolsistas do Programa. São elas:EMEF Professor Thiago Würt, EMEF Max Adolfo Oderich, EMEF Nelson Paim Terra, EMEF Guajuviras, EMEF Arthur Oscar Jochims, EMEF Rio de Janeiro, EMEF Erna Wurt, EMEF Irmão Pedro e EMEF Gonçalves Dias.
O que é o PIBID
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi criado - pelo MEC e é gerenciado pela CAPES - para oferecer bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior - por meio das licenciaturas -, a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes