Menção honrosa
Pesquisa do Biomatter é reconhecida em congresso de biotecnologia
Maior encontro da área do Sul do país ocorreu entre 8 e 10 de agosto
A pesquisa Propriedades da solução de cloridrato de quitosana modificada com complexo de nano fostato de cálcio, desenvolvida pelo Laboratório de P&D em Biomateriais (Biomatter) da Ulbra, foi novamente reconhecida no meio científico. Desta vez, o estudo ganhou menção honrosa no Congresso SulBiotec2018, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de agosto, em Canela. O encontro é considerado o maior evento de biotecnologia da região Sul do país e é organizado pela Associação de Biotecnologia do Rio Grande do Sul.
Conforme Luan Rios Paz, acadêmico do 9ª semestre de Engenharia Química, um dos autores do trabalho e responsável por apresentar o estudo durante o congresso, o objetivo da pesquisa é desenvolver biomateriais aplicados à área de medicina regenerativa e engenharia de tecidos. Outro estudo da Ulbra também ganhou destaque no evento através da apresentação oral. A acadêmica do 7º semestre de Engenharia Química, Júlia Broquá, apresentou os resultados sobre o novo método de obtenção de um biocompósito de nanoquitosana e óleo de buriti, material para ser usado na área dermatológica.
Além dos pôsteres e das apresentações orais, o grupo também teve a oportunidade de apresentar as principais pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo Biomatter. "Focamos a apresentação no crescimento contínuo de investimentos na área de desenvolvimento de biomateriais para aplicações em medicina regenerativa, engenharia de tecidos e cosmética, com foco mais econômico sobre a aplicação dos projetos do Biomatter", destalhou Paz.
Para a dupla de colegas, a participação em congressos ajuda a divulgar o trabalho e levar a pesquisa e a Universidade para mais próximo da comunidade científica. "É vazio manter esses resultados entre quatro paredes. É preciso disseminar o quanto eles são importantes para a sociedade", ressaltou Paz. Para o coordenador do Biomatter, professor Luciano Pighinelli, o resultado é sinônimo de orgulho. "Há mais de dois anos os acadêmicos vêm conseguindo produzir pesquisas de alto nível. Os reconhecimentos representam a continuidade das pesquisas de biomateriais que o grupo vem trabalhando", concluiu.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras