Desenvolvimento
Ulbra Canoas realiza Seminários de Acompanhamento do PDI
Programação vem sendo realizada nos campi RS e EAD
A Universidade Luterana do Brasil realizou, na quarta-feira, 15 de agosto, nos turnos da manhã e noite, o Seminário de Acompanhamento do PDI 2018, programação que tem por objetivo a busca pela participação coletiva na construção da excelência acadêmica e administrativa.
No encontro, conduzido pelo diretor do campus, Erivaldo Diniz Brito, foram apresentadas informações referentes aos cinco eixos que norteiam o Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2022: Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
Brito iniciou a programação conceituando o termo PDI, exemplificando, na sequência, sua representatividade legal para a Universidade e histórico e trazendo a missão, visão e principais valores da Ulbra, disponíveis também no site institucional para o acesso de todos, assim como o plano de ação e metas para seu período de vigência, que é de cinco anos.
"A manutenção da excelência é importante para toda a comunidade acadêmica e não apenas para quem irá atuar no mercado de trabalho", acrescentou o diretor sobre a relevância do processo.
A diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, Simone Brum Imperatore, apresentou o primeiro eixo, sobre Avaliação Institucional, passando mais informações referentes ao trabalho que a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) vem desenvolvendo junto à comunidade acadêmica e a importância da participação do aluno neste processo. "Muitas melhorias que já podem ser vistas em áreas como as de convivência, segurança, acervo bibliotecário e WiFi são pontos que vêm sendo implementados através dos resultados obtidos na avaliação institucional. É a comunidade acadêmica mostrando sua representatividade", enfatiza Simone, chamando os acadêmicos à mobilização e incentivando a participação dos colegas, praticando, assim, a cultura da avaliação. O processo estará aberto de 1º a 30 de setembro.
O Desenvolvimento Institucional, segundo tópico trabalhado no Seminário, teve sua temática conduzida pela coordenadora de Extensão do campus, Dalva Santana, que demonstrou dados referentes aos planos de ações sociais, busca da igualdade, assuntos comunitários e demais projetos extensionistas vigentes na Instituição, que hoje já somam 47. "Em 2017, foram 63.265 atendimentos e 4.765 estágios não obrigatórios. Estas e outras informações podem ser vistas na íntegra no relatório social disponível na página da Universidade", exemplificou.
Lucimar Filot da Silva Brum, coordenadora acadêmica da Ulbra Canoas, teve a missão de conduzir os assuntos relacionados às Políticas Acadêmicas, aproveitando, também, a oportunidade para apresentar sua equipe de trabalho para a comunidade acadêmica presente. A política de internacionalização que vem sendo implementada na Instituição e as ofertas de disciplinas em idiomas estrangeiros, para incentivar a familiaridade dos alunos com outra língua, estiveram entre os tópicos conduzidos pela professora.
Fazendo uso novamente da palavra, Erivaldo, falou sobre Políticas de Gestão, bem como os objetivos estratégicos e específicos, metas, ações e estratégias que compõem este quarto eixo do PDI até o ano de 2022.
O quinto e último tópico, Infraestrutura, foi trabalhado pelo gerente administrativo da Ulbra Canoas, Alexandre Berton, que debateu sobre o mapeamento e atendimento integral que vêm sendo pensados e executados até 2022, requisitos do plano institucional e exigências legais que garantem o funcionamento regularizado da Universidade, em atendimento a leis vigentes.
"Estamos em constante processo de atendimento à Legislação, realizando ações de infraestrutura como a climatização parcial dos laboratórios do prédio 19, atualização do acervo bibliográfico, aquisição de equipamentos, melhoria dos telhados e reativação do espaço de convivência do prédio 6", exemplificou Berton.
O diretor do campus encerrou os encontros, demonstrando a importância da realização deste tipo de programação como forma de compartilhar o que está sendo feito dentro do que pede a Legislação e o CPA. "São as necessidades da comunidade acadêmica que irão nortear o nosso próximo Plano de Desenvolvimento Institucional", finalizou.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
24
JULProfessores Semana será marcada pela formação docente -
30
MARPor unanimidade Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028 é aprovado -
20
SETInstitucional Ulbra Canoas e EAD promovem Seminário do PDI 2023-2028 -
05
SETDias 9, 14 e 19/9 Reitoria promove encontros para construção das metas do PDI 2023-2028
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes