Gente da Ulbra
Lecionar virou uma paixão para a acadêmica Maira Giovana
Estudante de Física conta como despertou seu amor pelo ensino
Maira Giovana de Souza, 21 anos, é estudante do curso de licenciatura em Física da Ulbra Canoas. Entrou na Universidade em 2014 desejando cursar Engenharia Civil, mas, ao longo das aulas, acabou se apaixonando pela Física e pelo ensino. A trajetória na academia fez com que Maira começasse a lecionar no ano passado na rede pública e privada. Desde então, das experiências que vivencia em sala de aula, traz novas ideias e metodologias para o curso.
Desde pequena a jovem sonhava em ser pesquisadora. Chegando ao ensino médio, com tanta facilidade com números e o gosto pela física, decidiu fazer Engenharia Civil. Realizou o Enem, mas conseguiu a bolsa somente para Física. "Iniciei o curso pensando em trocar, mas, ao começar as disciplinas específicas, gostei muito e decidi seguir a carreira de pesquisa. Não queria de jeito nenhum dar aula, mas chegaram os estágios e adorei a sala de aula", conta Maira. Para ela, a maior satisfação foi poder passar adiante algo que gosta e fazer com que os alunos compreendessem a matéria.
Para o coordenador do curso, Rafael Valada, a estudante é extraordinária. "Ela foi minha aluna em três disciplinas e obteve as melhores notas em todas. Não apenas uma questão de resolver corretamente as solicitações, mas de apresentar respostas consistentes e claras", afirma Valada.
Maira ministra suas aulas realizando atividades experimentais para que os alunos vejam na prática o que é estudado e também como uma forma de descontração. "Uso algumas analogias para tentar uma forma mais fácil de compreensão. Por exemplo, para explicar condutores e isolantes, comparei as ligações dos elétrons com o núcleo com relacionamentos", explica.
A estudante está no último semestre do curso se preparando para a formatura, em janeiro de 2019. Maira descobriu no curso a sua vocação profissional. "Gosto de trazer a história da física para introduzir alguns conteúdos em aula. Contar como se desenvolveu e chegou no que compreendemos hoje", finaliza.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes