Relações Internacionais
Cônsul do Peru, Lourdes Hilbck, faz visita à Ulbra
Universidade estreita laços para assinar convênio com o país
O Peru pode ser o próximo país a firmar um convênio com a Universidade Luterana do Brasil. Esse foi o interesse demonstrado pela cônsul do Peru em São Paulo, Lourdes Hilbck, em visita à Universidade no final da tarde desta sexta-feira, 10. Recebida pelo reitor, Ricardo Willy Rieth, pelo pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández e pela assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, a cônsul se interessou em conhecer detalhes da estrutura da Instituição, além da forma de ingresso dos acadêmicos.
"Hoje nossas unidades no Rio Grande do Sul estão somando 40 mil alunos. Somos a Universidade do estado com o maior número de alunos matriculados", detalhou o reitor. Hernández também contou sobre o suporte dado aos estudantes através do Núcleo de Apoio ao Discente, que conta com atuação pedagógica, psicopedagógica, suporte espiritual através da Pastoral, além de apoio na área de acessibilidade. "Também contamos com um serviço de orientação profissional conduzido pelo curso de Pedagogia", completou o pró-reitor.
Uma aproximação da Universidade com o Peru, de acordo com a assessora Andréia, já teve início a partir do Programa de Pós-graduação em Odontologia, prestes a firmar um convênio com a Universidad de San Martín de Porres. "Devemos firmá-lo ainda neste semestre, mas este encontro pode ser importante para chegarmos a outras instituições de ensino e, quem sabe, recebermos alunos peruanos e enviar nossos acadêmicos para universidades do país", salientou.
A assessora também enalteceu a exposição fotográfica Qhapaq Ñan - O Caminho Inca, promovida pelo Consulado Peruano em novembro do ano passado no campus Canoas e que percorreu outros campi da Universidade, encerrando nesta sexta-feira na unidade de São Jerônimo. "Anualmente ainda promovemos o Sarau das Nações, homenageando países conveniados. Podemos organizar para que o Peru integre essa programação", ressaltou. O Sarau integra a Política de Internacionalização da Ulbra, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Para a cônsul, este foi o primeiro passo para uma grande parceria. "Foi magnífico o que encontrei e acredito que seja o princípio de uma relação que pode crescer muito. A educação é a resposta para muitas problemáticas mundiais", acrescentou. No final do encontro, Lourdes, que visitou a Ulbra acompanhada da secretária do Consulado do Peru em Porto Alegre, Andrea Romero e de Victor Coronel, filho do ex-professor da Ulbra, Victor Aquino Coronel, recebeu das mãos do reitor, como recordação, uma medalha da Universidade com a Rosa de Lutero gravada.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras