Gracéli Lopes
Gracéli Lopes supera dificuldade na conquista do diploma
Egressa das Ciências Contábeis é primeira surda a se formar
Confira aqui a repercussão da história de Graciéli na mídia.
A história de Gracéli Lopes, egressa do curso de Ciências Contábeis da ULBRA Canoas e funcionária do setor de Contabilidade da Universidade, mostra que a vontade de buscar a qualificação profissional pode trazer muito mais do que a conquista do diploma ao final do curso. Gracéli é exemplo de superação. Para quem pensava que deficientes auditivos não têm condições de acompanhar o ritmo de aprendizado em algumas matérias, ela prova que é possível. A agora bacharel em Ciências Contábeis formou-se no último dia 18.08, sendo a primeira contadora com este tipo de deficiência diplomada pela Universidade.
Gracéli conta que começou a perder a audição ainda criança. Atualmente, ela identifica alguns sons com a ajuda de uma prótese auditiva e aprendeu a fazer a leitura dos lábios. “Fiquei 20 anos sem estudar, mas queria a profissionalização”, conta orgulhosa.
A contadora lembra que antes de vir para a ULBRA procurou outras instituições de ensino superior, mas nenhuma oferecia condições de adaptação ou intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Ela argumenta que as leis que garantem a qualquer indivíduo o acesso à educação existem, mas nem sempre são cumpridas. “Também ainda há muito preconceito com o deficiente que quer estudar, em função da falta de conhecimento das pessoas”, destaca. Gracéli acredita que professores e instituições precisam estar mais bem preparados para receber alunos com qualquer tipo de deficiência.
Segundo Gracéli, mesmo com o apoio de um intérprete, o início do curso na ULBRA não foi fácil. A Universidade foi a primeira instituição de ensino gaúcha a oferecer auxílio a alunos e funcionários deficientes, através do antigo Instituto de Pesquisa em Acessibilidade (IPESA), hoje Programa Permanente de Acessibilidade (PPA).
Ela explica que o intérprete de LIBRAS que acompanha o aluno nas atividades acadêmicas interpreta para que o estudante possa entender e se fazer entendido, mas um sinal pode ter mais de um significado. “Isso dificulta um pouco o estudo de matemática, por exemplo, porque nestes casos uma interpretação diferente pode ter um resultado que não é o correto”, destaca.
A egressa conta que logo nos primeiros semestres decidiu trancar a matrícula e iniciou um tratamento com fonoaudiólogos para conseguir acompanhar melhor as aulas. Ela reaprendeu a falar e voltou para Universidade para concluir o curso. “Tive muito apoio de professores e colegas de curso, além dos colegas de trabalho e da chefia do setor de Contabilidade”, destaca.
Gracéli não pretende parar por aí. O tema do seu trabalho de conclusão de curso questionava a possibilidade do exercício da profissão de contador por uma pessoa surda. “Quero continuar com esse estudo na Pós-graduação da ULBRA”, planeja a bacharel em Ciências Contábeis.
O que é o PPA?
O Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) é responsável pelo apoio pedagógico aos alunos, professores e colaboradores da ULBRA com deficiências. Também promove a comunicação intermediada por tradutores e intérpretes, além de auxiliar nos aspectos operacionais das atividades educacionais.
O PPA oferece o acompanhamento por intérpretes de LIBRAS para os surdos, material em Braille e ledores para os alunos cegos, além de disponibilizar cópias ampliadas para quem tem baixa visão. O Programa também trabalha constantemente para que haja acessibilidade arquitetônica para pessoas com mobilidade temporária reduzida e com deficiência física que frequentam o campus. Além disso, oferece cursos de formação sobre acessibilidade e Libras para funcionários, acadêmicos e comunidade em geral.
Qualquer aluno ou funcionário pode solicitar apoio do PPA. Basta entrar em contato com os profissionais pelo telefone (51) 3477.9190 ou pelo e-mail acessibilidade!@ulbra.br. O PPA fica no saguão do prédio 1 no campus da ULBRA Canoas. O endereço é Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience