Inscrições abertas
Ulbra participa do 1° Seminário de Queijos Artesanais na Expointer
Dados do projeto de extensão desenvolvido na Universidade serão mostrados
A Ulbra Canoas, através do projeto de extensão Construção Colaborativa de Saberes na Produção de Queijo Colonial, integra a programação do 1º Seminário de Queijos Artesanais. O evento acontece no dia 28 de agosto, das 8h30min às 13h, no auditório da Administração Central na Expointer (Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, BR 116, Km 13, Esteio). A promoção é da Emater e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).
A programação será aberta com apresentação dos dados sobre a pesquisa de resgate e regulamentação do queijo colonial gaúcho do grupo de pesquisa da Ulbra e seguirá com a apresentação dos dados das análises de queijo colonial dos serviços de inspeção estadual e federal, além de detalhes do projeto do queijo artesanal serrano, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Rosa, ainda falará sobre fungos em queijos artesanais, a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiana Thomé, abordará o que são produtos artesanais e a representante da Seapi, Ana Groff, destacará a importância da sanidade do rebanho para a fabricação de queijos artesanais de leite cru. Para participar, basta se inscrever clicando aqui.
Sobre o projeto da Ulbra
O projeto de extensão Construção Colaborativa de Saberes na Produção de Queijo Colonial é desenvolvido pelos professores e acadêmicos dos cursos de Química Industrial, licenciatura e Medicina Veterinária, em parceria com a Emater e a Secretaria Estadual da Agricultura. Trata-se de um trabalho voltado para pesquisas com queijos coloniais produzidos no estado. Seu objetivo é avaliar as condições higiênicas e sanitárias do alimento por meio de estudos sobre a padronização técnica no decorrer de sua fabricação.
Através de análises físico-químicas e microbiológicas do produto, a equipe responsável avalia os resultados e repassa sugestões para os produtores. Isso serve como forma de intensificar o controle de qualidade do queijo de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Além disso, o projeto busca melhorar a fonte de renda das famílias dos pequenos agricultores.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras