Cluster da Saúde
Ulbra participa de missão na Alemanha
Atividade foi organizada pelo Cluster de Tecnologias para Saúde RS
A Universidade Luterana do Brasil esteve presente, entre os dias 18 e 20 de julho, no Encontro entre Universidades do Cluster de Tecnologias para Saúde e Universidades do Medical Valley, realizado na Alemanha. A programação, que compõe o plano de trabalho assinado entre as realizadoras, tem por objetivo a busca por maior interação com as instituições educacionais alemãs, visando conhecer de perto suas iniciativas, pesquisas, projetos e metodologias, além de realizar parcerias e prospectar futuras cooperações.
Representando o Brasil e a Universidade no evento, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis, Ester Schmidt Rieder, que também atua como diretora de pesquisa na Fundação Ulbra (Fulbra), esteve ao lado de diretores e gestores de entidades como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), Secretaria do Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade do Vale do Taquari (Univates), Universidade Feevale, bem como a vice-reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Jenifer Saffi.
A experiência proporcionada pelo encontro, segundo a docente da Ulbra, possibilitou a interação entre as instituições de ensino superior do Estado participantes do Cluster RS e as Universidades do Medical Valley: "Esta proximidade auxilia no estabelecimento de projetos tecnológicos conjuntos para a área da saúde entre as Universidades gaúchas e alemãs".
Sobre o Cluster
O Cluster de Tecnologias para a Saúde do RS, lançado em setembro de 2017 no Rio Grande do Sul, possui um catálogo composto por aproximadamente 90 entidades, entre elas instituições de ensino e empresas, todas apoiadoras do programa de desenvolvimento Medical Valley Brazil.
A Universidade Luterana do Brasil, através da Rede de Inovação em Tecnologias para a Saúde Ulbra (RIT) e da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech), participa da publicação, que apresenta informações básicas sobre as organizações integrantes do Cluster e links para seus sites.
O objetivo do programa é atuar no desenvolvimento e produção de tecnologias de alto impacto na melhoria da saúde humana, com foco na inserção competitiva do Estado como fornecedor reconhecido nos mercados nacional e internacional. Busca, ainda, integrar universidades, hospitais, empresas, parques tecnológicos, incubadoras e outros entes públicos e privados na realização de negócios e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor médico-hospitalar.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras