Feira da construção
Ulbra marca presença na 21ª Construsul
Estande da Universidade pode ser visitado até sábado, na Fiergs
A Ulbra iniciou nesta quarta-feira, 1º, sua participação pelo segundo ano consecutivo na Construsul. Na feira internacional da construção, que chega a sua 21ª edição, a Universidade mantém um estande dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, que pode ser visitado até o próximo sábado, 4 de agosto, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.
A solenidade de abertura, no início desta tarde, foi acompanhada pelo reitor Marcos Fernando Ziemer, ao lado de autoridades do estado e da capital. Também compareceram o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, o diretor do campus EAD, Attila Elod Blesz Júnior, a coordenadora de Engenharia Civil, Fernanda Macedo e a professora do curso, Cristiane Pauletti.
Neste primeiro dia de atividades, a docente do curso de Engenharia Ambiental, Cristine Santos, foi uma das palestrantes do 6º Seminário de Tecnologia e Inovação da Construção Civil, realizado no local pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon). O bate-papo teve como tema Cidades Biofílicas, tratando sobre a relação entre os indivíduos e a natureza. Com cerca de 300 expositores, a Construsul reforça o foco em negócios e conhecimento, com expectativa de atrair 40 mil profissionais dos setores de construção civil e arquitetura nos quatro dias de evento.
Aprendizagem com significado
Para o reitor Marcos Ziemer, a participação da Ubra em feiras como a Construsul é fundamental para o cumprimento da missão da Instituição, de tornar a aprendizagem significativa para os alunos. "É o momento onde o acadêmico terá contato direto com as inovações do setor, além de aproximar a Universidade do mercado de trabalho", defendeu. Ziemer também vê no evento uma ótima oportunidade para os estudantes estabelecerem relacionamento com as expositoras e seus profissionais. "São empresas onde eles poderão atuar como profissionais depois da formação, por isso a importância desse contato", completou.
A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Fernanda Macedo, conta que em sala de aula os alunos foram incentivados a participar do evento. "É uma feira muito atrativa em função de apresentar as novidades do setor. Também ficamos satisfeitos de ter a oportunidade de mostrar para os acadêmicos que a Ulbra e o curso estão agregando à feira", finalizou.
Estande foi criado pelo Escritório Modelo
O envolvimento da Ulbra com a Construsul começou muito antes da abertura dos portões do pavilhão de eventos da Fiergs. Foi através do projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo, Escritório Modelo, que cerca de 15 acadêmicos, sob a supervisão do professor Rodrigo Barbieri, elaboraram o layout do espaço da Universidade na feira. Um dos envolvidos foi o estudante do 6º semestre, Vítor Souto.
O trabalho, conta ele, começou com a busca de parcerias de mobiliários. "A partir desta etapa, montamos o layout. Pensamos em um modelo com uma boa circulação e que fosse convidativo", explicou. A colega Gabriele Caetano, do 8º semestre, afirmou que além do envolvimento com a criação do espaço, a participação dos alunos é fundamental para aproximá-los de fornecedores e profissionais do mercado. "Já havia visitado em outras edições e acho importante para conhecer as novidades da área", finalizou.
Para mais informações sobre a Construsul, clique aqui.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras