Evento
Saúde da população negra é debatida em fórum na Ulbra
Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária foi parceira da ação
Ao longo de toda esta terça-feira, 31 de julho, a Ulbra recebeu o I Fórum de Debates sobre Saúde da População Negra, contando com a participação de profissionais de saúde, residentes da Rede de Assistência à Saúde do Município de Canoas e acadêmicos dos cursos de graduação da área.
Na cerimônia de abertura, a secretária municipal da Saúde, Rosa Maria Groenwald, enfatizou a importância deste primeiro fórum de debates. Em seguida, o coordenador estadual da Saúde da População Negra, Carlos Roberto Goes, agradeceu a oportunidade de prestigiar o evento. "São importantes espaços para a promoção de discussão, reflexão e crítica sobre a prática profissional e as condições de saúde que a população negra possui", destacou.
Na sequência, a coordenadora da Política de Saúde do Município de Canoas, Rita de Cássia Limas, salientando a importância dos debates e convidou para a atração musical, Ana de Tandera, que apresentou a música de Clara Nunes, Canto das Três Raças. Além das mesas de debates e palestras sobre Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e seus desafios diários, barreiras para a atenção de qualidade à saúde da população negra, experiências exitosas, racismo institucional em saúde, entre outros temas, foi aberta, no saguão do prédio 1, a mostra Simbiose. A exposição de obras de arte traz uma mescla de design, poesia e saúde e é assinada pelo artista plástico Moah Vargas.
Para o organizador Luiz Gustavo da Rosa, residente em Saúde Comunitária da Ulbra e integrante da Coordenação da Política Municipal de Saúde da População Negra, o foco é a educação permanente dos profissionais da área da saúde. "Ela deve acontecer durante os momentos de prática, mas como esses espaços são difíceis na rotina, a realização de um fórum para debates é uma grande oportunidade, que nos permite, junto com a academia, tratar de dados, pesquisas e refletir sobre qualificação e formação", explica.
O evento é uma iniciativa da Coordenação da Política Municipal de Saúde da População Negra, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária da Ulbra, na presença da professora Maria Renita Burg Fiqueiredo.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras