No exterior
Egressa de Publicidade e Propaganda ganha prêmio de fotografia
Premiação ocorreu no Principado de Liechtenstein, no centro da Europa
Cláudia Cândido se formou em Publicidade e Propaganda na Ulbra Canoas em 1996 e sempre teve o sonho de trabalhar com fotografia. "De uma certa forma, sempre estive ligada à arte", conta. Ela foi a vencedora do 3º Salão de Arte Brasileira, na categoria Fotografia. O festival é promovido pela Casa Brasil, na cidade de Vaduz, no Principado de Liechtenstein.
A publicitária é natural de Porto Alegre, mas reside em Paris, na França, desde 2004. "Participei do 1º Festival de Publicidade da Embaixada em Paris, depois disso, acabei ficando por aqui", explica. Antes disso, a publicitária conta que já tinha uma ligação com a língua francesa. "Sempre estudei o idioma e tinha o interesse de continuar praticando", lembra. Antes de ingressar na Universidade, Cláudia morou no Rio de Janeiro e Salvador, sempre envolvida com o teatro. "Sempre soube que meu caminho era a arte", expõe.
Quando retornou ao solo gaúcho, descobriu sua paixão pela fotografia. "Trabalhei na TV Educativa, passei por uma agência de comunicação, mas segui o caminho da imagem, que era o meu objetivo", comenta. A profissional conta que a Ulbra teve uma grande relevância na sua formação, já que possibilitou uma ligação maior com o universo artístico. "A minha procura por um curso acadêmico era uma ligação com a criação, algo que pudesse agregar ao meu conhecimento", declara.
Premiação
A Casa Brasil é uma associação não governamental e sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é divulgar a cultura e arte brasileira. Neste ano, o 3º Salão de Arte Brasileira, idealizado por Denise da Cruz, contou com o tema O Homem, o Projeto do Mundo, inspirado no Homem vitruviano de Leonardo da Vinci. "Eu estava participando na categoria fotografia, mas esse festival agrega outras áreas, como a literatura", ressalta a vencedora.
A fotografia escolhida por Cláudia para participar da premiação foi registrada na Lavagem de Madalena. "Este é um evento que acontece há 17 anos em Paris, inspirado na lavagem do Senhor do Bonfim, na Bahia, e sempre o fotografo. Pretendo realizar em breve um exposição com essas fotos", explica. A profissional optou pela imagem sem pretensão de ganhar. "Eu queria apenas participar. Olhei para a foto e achei que ela condizia com o tema escolhido", finaliza.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
18
JULGoverno Federal Egressa da Ulbra assume diretoria no Ministério de Igualdade Racial
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras