ULBRA
Grupo de Palinologia estudou aspectos do período Quaternário
ULBRA
Conhecimento reunido para estudar o passado. Esse foi o propósito da II Jornada de Estudos em Palinologia realizada na ULBRA Canoas. O encontro do dia 31.07 foi específico sobre o período Quaternário, com abrangência nos últimos 50 mil anos. “Queremos analisar os sedimentos para fazer uma reconstituição da vegetação do período, já que ela é a primeira a responder às mudanças climáticas. Com isso, poderemos analisar como era a Terra há 50 mil anos”, afirma a doutoranda da UFSC, Gisele Lima.
Gisele, que já trabalhava há muitos anos com estratigrafia, desenvolve um trabalho pioneiro unindo a Estratigrafia e a Palinologia de depósitos colúvio-aluviais no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina. Este trabalho irá subsidiar futuramente estudos de conservação e utilização de recursos naturais nesta região.
Gisele diz que recebeu todo o suporte da ULBRA na montagem do laboratório de Palinologia em sua universidade. “Ele já está quase pronto, e devemos tudo à ULBRA”, afirma. Para ela, isso é muito importante para divulgar a Palinologia, que é muito ampla, mas nem sempre as pessoas conhecem ou sabem do que se trata.
Da Alemanha, veio Vivian Jeske-Pieruschka, brasileira doutoranda na University of Göttingen. Segundo ela, a cooperação entre as universidades facilita o aprendizado. “Nós trocamos informações, materiais. Isso é um verdadeiro intercâmbio científico”. Vivian ressalta que esse trabalho de cooperação é importante para o desenvolvimento da Palinologia, que ainda é muito pequeno e pouco conhecido.
Da UFMG, a doutora Karin Bohns Meyer, especialista em palinofáceis, contribuiu com o evento trazendo novas perspectivas para os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Palinologia da ULBRA, ampliando a fronteira das possibilidades no desenvolvimento dos mesmos. O próximo encontro será no mês de agosto.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra