Parabéns!
Intérprete de Libras tem seu dia celebrado nesta quinta-feira
Profissionais atuam na Ulbra no Programa Permanente de Acessibilidade (PPA)
Nesta quinta-feira, 26 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Profissional Intérprete de Libras (ILS). A data foi acordada e promovida pela comunidade surda para valorizar os profissionais que oportunizam a eles acessibilidade na comunicação. A Libras foi criada junto com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros. Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi finalmente reconhecida como língua oficial do Brasil.
A Ulbra oferece o curso para formação de Tradutores/Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), uma oportunidade para pessoas fluentes em Libras obterem esta qualificação e ingressarem no mercado de trabalho. O ensino-aprendizado é enfatizado de forma interdisciplinar, utilizando temas atuais da profissão, fornecendo conhecimentos acadêmicos e práticas do cotidiano.
Todos os intérpretes de Libras devem ser formados em graduação e, além disso, ter o certificado do curso de tradutor e intérprete de Libras de no mínimo 400 horas. "Temos investido nas atualizações dos cursos e sempre que possível os intérpretes que atuam na Ulbra estão presentes em eventos da área e multiplicam com os demais essas atualizações", relata a coordenadora de extensão, Dalva Santana, que coordena o Programa de Permanente de Acessibilidade (PPA) da Universidade.
Necessidade virou profissão
A tradutora intérprete de Libras da Ulbra, Simone Chimini, iniciou sua trajetória há 20 anos desde a descoberta da surdez de sua filha. "Após essa descoberta, procurei cursos para me comunicar com ela e, depois de ter passado por diversos níveis do curso de Libras, iniciei em 2005 meus estudos para efetivamente trabalhar como tradutora/intérprete de Libras. Hoje, atuo no PPA atendendo alunos em sala de aula e funcionários da Instituição", relata a intérprete.
O PPA é o responsável pelo apoio pedagógico aos alunos, professores e colaboradores da Instituição com deficiências. Também promove a comunicação intermediada por tradutores e intérpretes, além de auxiliar nos aspectos operacionais das atividades educacionais.
Na Ulbra Canoas, são ofertados cursos de Libras em quatro níveis semestralmente. As atividades são voltadas para a multiplicação da língua de sinais na comunidade acadêmica e externa. São módulos de 60 horas cada nível. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas clicando aqui.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras