Pesquisa
Acadêmicas de Medicina são premiadas na 20ª Jornada da SBGG/RS
Reconhecimento veio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Acadêmicos do curso de Medicina da Ulbra Canoas tiveram seu trabalho premiado na 20ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul (SBGG/RS), no sábado, 14 de julho. O trabalho apresentado foi o trabalho de conclusão do curso de Medicina da acadêmica Isadora Brandão da Silva, com a colaboração das estudantes do curso, Alessandra Menin e Crissiane Nepomuceno.
O trabalho foi orientado pelo professor Paulo Consoni e teve como foco a análise do conhecimento de estudantes de Medicina sobre a prescrição de fármacos para idosos. A bolsista de extensão, Alessandra Menin, foi quem apresentou o trabalho. O estudo foi realizado a partir do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos na Liga de Geriatria e Gerontologia (LAGGE) e do Núcleo de Estudo e Atenção Geronto Geriátrico (NEAGG) da Ulbra e abordou como tema central as doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos colaterais dos medicamentos.
"Para chegar aos resultados da pesquisa, foi aplicado um questionário nas turmas dos últimos semestres de Medicina, na fase de estágios. Este questionário trazia alguns dos principais fármacos prescritos erroneamente na prática médica e alguns apontados como mais indicados para a população idosa. Os alunos deviam escolher e assinalar a alternativa que no seu conhecimento definia a prescrição desses fármacos entre segura e não segura, o fármaco que requer ajuste de dose para a faixa etária ou a alternativa não sabe informar", explicou a acadêmica Alessandra.
Para ela, o método fez com que muitos alunos refletissem e buscassem se informar e se atualizar sobre a prescrição adequada para a população idosa. "A população está envelhecendo, todo médico em algum momento prestará atendimento ao paciente idoso e precisa estar preparado para isso", salientou a estudante.
Para o professor orientador, Paulo Casoni, o reconhecimento do trabalho foi uma surpresa. "Nos sentimos muito motivados a continuar na busca de qualificar ainda mais a pesquisa, a extensão e o ensino para os nossos alunos, comunidade e para os professores", ressaltou. A proposta é que esse trabalho seja publicado em revista científica. "Além disso, a premiação serviu de motivação para continuarmos realizando trabalhos e promovendo cada vez mais o crescimento tanto da Liga quanto do Núcleo", completou Alessandra.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras