Extensão
Projeto de extensão desenvolve mobiliário para posto de saúde
Professoras e alunas dos cursos de Design da Ulbra desenvolveram os móveis
O projeto social A Partir do Design é uma iniciativa de extensão dos cursos de Design da Ulbra Canoas em parceria com os Bancos Sociais. A iniciativa já está no seu segundo ano desenvolvendo móveis para instituições de caridade e ONGs e, desta vez, atendeu o posto de saúde do IAPI, em Porto Alegre. A entrega do mobiliário foi feita no dia 12 de julho.
Foi desenvolvido para o posto um espaço humanizado para a sala de vacinas. Além de um espaço para biblioteca, que serve para adultos, jovens e crianças, foi criada uma área de interatividade para as crianças. "Nós tentamos deixar esses espaços mais humanizados e com mais cores, além de levar mais meios de interação para a comunidade. Reaproveitamos os materiais de descarte dos Bancos Sociais e os transformamos em novos produtos", explica a coordenadora do projeto, professora Letícia Schiehll.
Os materiais foram produzidos pelas professoras Letícia Schiehll, Elisa Beretta, Carina Carlan e pelas alunas Amanda Francisco Atkinson, do curso de Design de Interiores e Juliana Jarotzky do curso de Design de Moda da Universidade. "Nós fomos até lá para realizar as medições e ver quais eram as necessidades. Então, pensamos em maneiras de deixar esse espaço mais interativo para não ser apenas uma sala de espera, mas sim um local com diversão para as crianças", conta Letícia.
De acordo com a docente, a importância do projeto, além da humanização, é a interação dos alunos com trabalhos reais. Vivenciando essas atividades, os acadêmicos saem de um âmbito teórico e com usuários fictícios para um com pessoas reais, onde podem visualizar suas produções em situações sociais. "Com esse projeto de extensão, os alunos conseguem visualizar toda a aplicação na prática", comenta.
No tempo em que ficaram no posto, ela conta, já houve uma interação com as pessoas que frequentam o ambiente. "Enquanto nós estávamos montando os móveis, vimos que o projeto deu certo e que existiu uma receptividade por parte da comunidade. Conseguimos ver que aquela sala tomou uma nova vida, uma nova identidade", completa.
Bancos Sociais
A Ulbra possui uma parceria com a Fundação dos Bancos Sociais, localizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na capital. Lá, ficam os materiais que recebem para transformar os resíduos em novos móveis para doação a instituições carentes conveniadas.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras