Lançamento
Coordenadora adjunta do curso de Jornalismo publica livro
Gabriela Almeida fez estudo pioneiro do cinema de ensaio no país
A professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Ulbra, Gabriela Almeida, lança o livro "O ensaio fílmico ou o cinema à deriva" com uma série de eventos que serão realizados em diversas cidades brasileiras ao longo do segundo semestre. O primeiro acontece no dia 19 de julho na cidade natal da professora, Salvador (BA). Os próximos lançamentos serão em Porto Alegre, Canoas (na Ulbra), Joinville (no Congresso Nacional da Intercom) e Goiânia (no congresso da SOCINE). O livro estará à venda também em redes de livrarias como Cultura e Saraiva, além de sites como Americanas.com e Amazon.
A obra, publicada pela editora Alameda (SP), aborda o chamado cinema de ensaio, uma vertente de produção fílmica que vem se popularizando nos últimos 20 anos, derivada do documentário e do ensaio literário. Trata-se do primeiro livro inteiramente dedicado ao tema lançado por um autor brasileiro, o que torna o trabalho pioneiro.
O ensaio fílmico se caracteriza pela liberdade no uso da linguagem audiovisual, pelo investimento em uma estética própria, pela exposição da subjetividade dos cineastas e pela possibilidade de exposição de pensamentos e teses nos filmes. Pesquisadores que vêm se dedicando ao seu estudo consideram que se trata de um quarto domínio do cinema (sendo os outros três a ficção, o documentário e o cinema experimental).
Fazem parte dessa classificação filmes como Santiago e No Intenso Agora, ambos de João Moreira Salles; Diário de uma busca, de Flávia Castro; Pan-cinema permamente, de Carlos Nader, bem como trabalhos recentes dos franceses Jean-Luc Godard (como Adeus à Linguagem e Filme Socialismo) e Agnès Varda (a exemplo de Os catadores e eu e As praias de Agnès).
O livro teve origem na tese de doutorado de Gabriela, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, e é resultado de quatro anos de pesquisa e escrita, incluindo um período de estudos em 2014 na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha, no período de doutorado sanduíche.
Sobre a autora:
Gabriela Almeida é soteropolitana e vive em Porto Alegre desde 2010. É jornalista e atuou em empresas como TV Bahia, TV Salvador, rádio Globo FM e em produtoras de vídeo e assessorias de imprensa. Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Comunicação. Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Ulbra. Também coordena o Grupo de Pesquisa Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros na Intercom e foi membro do Conselho Deliberativo da SOCINE, nas gestões 2011-2013 e 2015-2017.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação