Curricularização da Extensão
Ulbra: Modelo de Curricularização da Extensão atrai outras IES
Universidade apresenta modelo no qual vem trabalhando
Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo se fizeram presentes na quarta-feira, 4 de julho, em um encontro promovido pela pró-reitoria Acadêmica para conhecer de perto o processo de Curricularização da Extensão que a Universidade Luterana do Brasil vem implementando em todos os seus campi do RS.
A programação contou com a participação de representantes da PUCRS, Faccat e Univates (RS), Unimar (SP), Unesc e Universidade do Contestado (SC) que, de forma presencial e virtual, interagiram com o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, e a diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, Simone Imperatore Brum, responsáveis pela condução do tema.
A Política Acadêmica da Ulbra, que visa extensão, pesquisa e ensino, e a construção das diretrizes que nortearam seu processo de Reestruturação Pedagógica pautaram a conversa de Hernández com o grupo. "A Curricularização da Extensão coincidiu com este momento de Reestruturação Pedagógica, onde deixamos de ser uma Universidade desenvolvimentista para nos tornamos uma Instituição transformadora, na qual o professor deixa de ser o centro da informação para se tornar um mediador do conhecimento. E foi nesta decisão de sair da zona de conforto que encontramos a janela para iniciarmos o processo de curricularização da extensão", explicou o pró-reitor.
Em sua fala, Pedro deixou claro que não há uma fórmula pronta para a implantação deste processo, mas, sim, um longo caminho a ser percorrido. "Não temos a receita. Estamos discutindo conceitos. O modelo varia de acordo com a estrutura pedagógica de cada universidade. Não há uma comparação, e, sim, uma lógica de modelos pedagógicos", reforçou o docente.
De volta às origens
Egressa da primeira turma de Odontologia da Ulbra, Fernanda Guglielmi Faustini, hoje diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em Criciúma (SC), voltou à Instituição em busca de mais um aprendizado. "Estou muito feliz de estar aqui, me sinto em casa. Fiz minha graduação aqui. Tenho grandes amigos neste lugar. E, hoje, poder voltar enquanto docente da Odontologia e com este desafio à frente da direção e verificar o quanto a Ulbra tem se destacado em termos de implementação da Curricularização da Extensão é ainda mais grande gratificante. Tanto que nós estamos aqui para analisar e ver este caminho que vocês estão trilhando e a forma como estão construindo esta parte que é tão importante dentro da Universidade", salientou a educadora.
Todas as políticas relacionadas à Reestruturação Pedagógica da Ulbra podem ser melhor compreendidas através do site Ulbra Muda com Você.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
-
11
JANDesenvolvimento Institucional Ulbra inicia ano com consulta pública para estruturar PDI 2023/2028 -
03
DEZRelações Internacionais Ulbra assina convênio com Observa Science in Society -
18
NOVRelações Internacionais Universidade recebe visita do diretor do Instituto Cervantes -
19
JUNCooperação internacional Assinado protocolo de cooperação com o ISA de Lisboa
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema