Pesquisa
Pesquisa do Biomatter conquista primeiro lugar em encontro internacional
Estudo foi desenvolvido pelo aluno de Engenharia Química, Luan Rios Paz
O acadêmico do 8º semestre do curso de Engenharia Química, Luan Rios Paz, integrante do Laboratório de P&D em Biomateriais (Biomatter) da Ulbra, conquistou o primeiro lugar com uma pesquisa produzida dentro da Universidade no 4º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. O congresso ocorreu entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em Porto Alegre, promovido pela Sociedade Internacional de Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos.
Com o título Properties of Chitosan Chioride Modified with Calcium Nanophosphate Complex, o estudo apresenta um novo método de obtenção de cloridrato de quitosana modificado. "A partir da pesquisa, desenvolvemos novos biomateriais para aplicação na medicina regenerativa com alto grau tecnológico e acessíveis", detalhou o acadêmico, contando que concorreu com mais de 100 pesquisadores do mundo na premiação.
Conforme o coordenador do Biomatter, professor Luciano Pighinelli, que está à frente do trabalho desde 2015 ao lado de outros 26 acadêmicos de cursos como Odontologia, Farmácia, Biologia, Medicina e Engenharias, o diferencial da Ulbra nesse projeto é a criação de novos biomateriais para a aplicação em diversas áreas. "Os estudos que já vinham sendo desenvolvidos tratavam da aplicação desses materiais, mas nós avançamos trabalhando no desenvolvimento de novos biomateriais", justificou.
Para o docente, o resultado da premiação é mérito dos estudantes, que demonstram empenho e responsabilidade com as pesquisas na Universidade. "Eles irão sair para o mercado com experiência de desenvolvimento de produto, gestão de pesquisa e recursos humanos, prontos para serem os pesquisadores do futuro", garantiu. Para o acadêmico que teve o estudo destacado, a premiação representa que a pesquisa apresenta qualidade. "É um diferencial para a carreira poder apresentar as nossas metodologias e resultados em um congresso internacional e ter o nome reconhecido", completou Paz, que em 2016 já havia recebido uma distinção da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais por um estudo do Biomatter na mesma área.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras