Literatura e cinema
Projeto Fome de Ler participa da Feira do Livro de Canoas
Alunos mostraram o que estão produzindo para o V Festival Book Trailer
Estudantes do município e da Rede de Escolas da Ulbra que integram o projeto Fome de Ler participaram nesta quinta-feira, 28, da 34º Feira do Livro de Canoas. Para um auditório lotado na praça da Bandeira, os alunos promoveram uma mostra do que estão realizando na edição deste ano do Festival Book Trailer. Três equipes das escolas Walter Peracchi, Rio de Janeiro e Tiago Wurth falaram ao público sobre os trabalhos que estão desenvolvendo na produção dos book trailers.
A seleção do autor, da obra, a leitura e o debate compartilhado, a criação do roteiro, a filmagem e a edição são etapas que eles realizam com orientação dos professores durante o Festival. No evento, foram projetados 15 book trailers e o público votou no de sua preferência, com o objetivo de valorizar as produções e tornar o processo mais empolgante para os jovens. "O nosso objetivo é que a leitura se estabeleça com qualidade e seduza mais, ampliando a rede de apreciadores de literatura", destacou a coordenadora do Fome de Ler, Ângela Rolla.
A atual fase do Festival, que neste ano chega a quinta edição, é de preparação dos vídeos, com entrega prevista para agosto. A votação ocorrerá em setembro e a premiação, em outubro, em evento na Ulbra. Na próxima quarta-feira, 4 de julho, a Feira do Livro de Canoas também recebe o II Encontro Fome de Ler, com a escritora portuguesa, Margarida Botelho.
Sobre o Fome de Ler
O Programa de Leitura Fome de Ler é um projeto comunitário elaborado pelos acadêmicos do curso de Letras - Licenciatura em Língua Inglesa em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, a Rede de Escolas da Ulbra e secretarias municipais de Educação da região. Através dele, crianças, jovens e adultos participam de diversas atividades de estímulo à leitura, como encontros com autores e ilustradores de renome nacional, oficinas de leitura, festivais de booktrailers, entre outras atividades.
As ações de mediação literária são desenvolvidas pelos alunos de graduação, sob a supervisão de um professor orientador, e buscam proporcionar uma troca de saberes entre educadores e alunos de escolas públicas e privadas, com os escritores brasileiros envolvidos no projeto. Desde 2014, o projeto realiza o Festival Book Trailer, que une o amor pela literatura com a paixão pela sétima arte. Saiba mais sobre o Festival clicando aqui.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras