Gente da Ulbra
Apresentador da RBS TV, Seguidorf, é aluno da Ulbra Canoas
O acadêmico de Serviço Social está no Jornal do Almoço e Compartilhe RS
Fábio Luis Alves Pedroso, mais conhecido como Seguidorf, é aluno do 6º semestre do curso de Serviço Social da Ulbra Canoas. Além de cantor, compositor, radialista e produtor cultural, o acadêmico trabalha há oito meses como repórter da RBS TV nos programas Jornal do Almoço e Compartilhe RS, ao lado da jornalista Isabel Ferrari.
Seu início na televisão foi no programa Hip Hop Sul, na TVE, onde foi produtor e apresentador durante seis anos. Seguidorf também trabalhou em algumas rádios. "Sou radialista, mas também possuo registro de jornalista por tempo de trabalho com essa profissão", conta. O que levou a escolher o jornalismo e o serviço social foram os diversos trabalhos que realiza como ativista cultural, ligados ao movimento hip hop. "Estou sempre desenvolvendo trabalhos com crianças e adolescentes, utilizando a música como ferramenta de transformação social", explica.
Na Ulbra, por um ano, ainda foi presidente provisório do Diretório Central de Estudantes (DCE). "O que me levou a integrar o movimento estudantil foi o próprio curso de serviço social e os meus trabalhos junto à União dos Estadual dos Estudantes (UEE)", expõe. Nos seus estudos sobre lutas de classe, descobriu que os estudantes sempre tiveram um papel fundamental na democracia do Brasil e do mundo. "No movimento estudantil, muitos jovens aprendem e despertam para a consciência política. Passam a perceber também a sociedade de uma forma política", declara.
A partir do DCE provisório, na Universidade, também percebeu que esse canal de diálogo com a reitoria é muito importante para se obter resultados positivos. Um exemplo disso foi a Calourada 2016, realizada em conjunto. "Hoje, para mim, a representatividade estudantil nas Universidades continua sendo muito importante, pois faz parte do processo educativo e de luta para a juventude. A tendência é que os estudantes cada vez mais procurem ser parte importante da democracia brasileira", opina o estudante.
De acordo com Seguidorf, a presença do negro em posições de protagonismo no jornalismo está mudando aos poucos. "Quando algum negro consegue se destacar nessa área, sempre aparece junto os termos representatividade e empoderamento, por se tratar de alguém que sempre foi visto como minoria", conta. O jornalismo está em um processo de construção, pois, quando se fala em protagonismo, ele precisa ser plural e com diferentes pontos de vista. "Esse protagonismo, mesmo acontecendo de forma individual, é muito importante, pois mostra que, independente de ser um jornalista negro, ele é um jornalista como qualquer outro. Os espaços é que são muito limitados", finaliza.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras