Educação
I Encontro de Equipes Gestoras debate temática da inclusão
Evento aconteceu nesta terça-feira, 19 de junho, na Ulbra Canoas
O curso de Pedagogia e a Extensão da Ulbra Canoas promoveram, nesta terça-feira, 19 de junho, o I Encontro de Equipes Gestoras, no auditório 119 do prédio 6. O evento, destinado a supervisores, orientadores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas públicas e privadas da região, contou com a temática da inclusão, debatida entre as palestrantes Marlene Petry, Marlise Gueller e Silvia Brito.
A atividade já acontece há pelo menos 10 anos, mas inicialmente era voltada apenas para orientadores educacionais. Nos últimos anos, passou a integrar também supervisores de educação. "Nós queremos resgatar esses encontros e por isso ampliamos para as equipes gestoras, para englobar mais profissionais de educação", explica a coordenadora do curso de Pedagogia da Ulbra, Marlene Fernandes. De acordo com a coordenadora adjunta, Lisiane Gazola Santos, o objetivo é trazer esse público para dentro da Universidade para que possam discutir os temas propostos. "Esse é um movimento interessante que nós entendemos que deve ser feito. Os profissionais que convidamos precisam dar suporte para os professores", conta Lisiane.
Na abertura, o diretor do campus Erivaldo Diniz de Brito, agradeceu a presença de todos neste evento que julga ser de grande importância para aqueles que trabalham com educação. Já a coordenadora de extensão, Dalva Santana, ressaltou que é um privilégio para a Universidade sediar o encontro. "Que ele possa se repetir, porque precisamos conversar e trocar ideias", completou. A diretora geral da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS), Rosângela Dihl, entidade parceira do evento, lembrou que a Ulbra trabalha com educação de qualidade.
No formato de mesa redonda, a ação foi ministrada por Marlene Petry, orientadora educacional e egressa do curso de Pedagogia da Universidade. Para ela, a temática da educação inclusiva no contexto escolar é uma demanda confiada aos espaços educacionais. "Quanto mais nós unirmos nossas falas, forças e mensagens, chegaremos ao nosso grande objetivo que é atingir os alunos", explica. Ao longo dos anos, ela conta que encontrou muitas pessoas formadas pela Instituição. "É com muita alegria que vejo nesses profissionais um ponto especial. Na época em que me formei, há quase 30 anos, nós já tínhamos um olhar para os alunos que precisavam de uma atenção especial. A Ulbra é forte nesse sentido", finaliza.
Além de Marlene, a primeira edição do Encontro contou com a presença de Marlise Gueller e Silvia Brito. De acordo com Marlise, estes eventos trazem as pessoas para o espaço universitário. "Precisamos falar sobre algo tão importante que é a perspectiva da educação inclusiva. Os profissionais aqui presentes são fundamentais para efetivar esse processo", comenta. Para Silvia, isso serve como uma troca de experiência. "Eu trabalho em uma escola regular e tenho a prática da inclusão, então eu venho contribuir com o meu conhecimento no dia a dia com as crianças com deficiências", completa.
Participação no evento
Participaram da programação diversos profissionais da área da educação. Entre eles, Fernanda Jardini e Juliana Rodighero, diretora e vice-diretora, respectivamente, da escola David Canabarro, de Canoas. Para Fernanda, a inclusão é uma temática muito importante dentro da escola. "Muitas vezes não podemos cumprir a lei devido ao grande número de alunos, falta de profissionais e a falta de preparo dos professores para atuarem com esses estudantes". As professoras escolheram participar por se tratar de uma formação para as equipes gestoras das escolas. "Nós procuramos participar sempre que temos a oportunidade para agregar na nossa formação", explica Juliana.
De acordo com Joseli da Silva, orientadora educacional da CMEB Vila Olímpica, de Esteio, o convite partiu da Secretária de Educação. "Precisamos estar sempre nos qualificando. Hoje em dia, cada vez mais a inclusão é necessária nas escolas e nem sempre estamos preparados para lidar com ela. Temos que nos aperfeiçoar para poder conseguir incluir cada vez mais essas crianças e adolescentes nas escolas", expõe.
Já para Fernanda Magalhães, psicóloga na Associação Legato, o Encontro é forma de atualização. "A inclusão está presente em todos os locais. Nas escolas e nos espaços públicos. Antes não se falava tanto sobre a importância do incluir. Precisamos falar disso para as pessoas conhecerem mais e terem um maior entendimento desta questão", expressa Fernanda.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes