Evento
Ulbratech ensina como transformar ideias criativas em negócios
Bootcamp de Inovação reuniu empreendedores no campus Canoas
Empreendedores, pesquisadores, professores e universitários participaram em dois sábados do mês de junho, 9 e 16, na Ulbra Canoas, da feira de empreendedorismo e inovação Bootcamp 2018. Promovido pela Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech), o evento foi destinado aos interessados em conhecer novos modelos e formas de empreender e de transformar ideias em negócios sustentáveis. "A nossa proposta é incentivar, prospectar e atender empresas incubadas e projetos premiados pela Ulbratech. Trouxemos ferramentas sobre empreendedorismo no Brasil, modelagem de negócios e como pensá-los e validá-los", explicou o gerente da Incubadora Tecnológica Ulbratech Canoas, Alexandre Dias Ströher.
De acordo com o gestor, quando buscam a Ulbratech, os empreendedores costumam ter apenas uma ideia de negócio. Com orientações, mentorias e capacitações, além da infraestrutura oferecida pelo parque tecnológico da Ulbra, a rede colabora para organizar e planejar as ideias dos empreendedores. "Além de eventos como esse, que servem para sensibilizar e unir esses públicos, mentoramos individualmente os incubados em cinco eixos: empreendedorismo, comportamento, mercado e finanças, tecnologia e gestão do negócio", completou Ströher.
Responsável por conduzir o encontro, o consultor da InnoScience Consultoria de Gestão da Inovação, Marcos Coelho, acrescentou que o objetivo do Bootecamp é transformar a ideia do empreendedor em um produto ou serviço. As atividades iniciaram abordando empreendedorismo criativo, modelagem de negócios, captação de recursos e fecharam tratando sobre propriedade intelectual. "Ensinamos métodos para avaliar se aquela ideia é aplicável. Como a inovação só acontece se o caminho das ideias for processual e sistemático, é preciso testá-la", explicou.
Conforme o consultor, é por isso que, ao montar o projeto, é indicado que o os riscos também sejam previstos. "Quando tratamos dos riscos, estamos falando de uma pilha de incertezas, por isso é preciso criar essas hipóteses, testá-las e seguir se for possível. Só assim as incertezas vão diminuindo", completou. Além das palestras, os participantes se reuniram em grupos e participaram de oficinas práticas onde apresentaram e discutiram sobre suas ideias de negócios.
Em busca de inovação para a empresa que comanda, o fundador da All4Conn Tecnologia, Luis Mariano, e seu sócio, participaram do Bootcamp. "Embora nossa empresa já esteja em andamento, buscamos informações para a implantação de novas ideias", explicou. Para o empreendedor, tanto os dados sobre a relação de outros países com o empreendedorismo como as atividades práticas foram enriquecedoras para a dupla. "Foi muito valiosa a participação", avaliou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
29
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra Canoas promove maratona de soluções inovadoras -
12
SETCONEXÃO BRASIL-PORTUGAL Ulbratech anuncia parceria com a Unicorn Factory Lisboa -
10
JULEM EXPANSÃO Parque Tecnológico Ulbratech amplia espaço para receber novas startups -
18
ABRINOVAÇÃO Ulbratech escolhe seis projetos para a Incubação Online
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal