ULBRA
Prova simulada prepara alunos para o ENEM
ULBRA
A ULBRA realizou na noite desta sexta-feira, 24.07, uma prova simulada do ENEM para os estudantes do Ensino Médio de escolas Estaduais de Canoas que integram as turmas do curso preparatório para o ENEM. O objetivo foi de preparar os alunos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, melhor capacitados.
Neste projeto, 150 jovens tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o que aprenderam nas salas de aulas, trocando experiências com professores das graduações e alunos da própria Universidade. As aulas de Língua Portuguesa, Artes Visuais, Geografia, Biologia, Física, Literatura, Matemática, História e Química foram ministradas todas as sextas e sábados no campus Canoas.
O estudante secundarista, Almerindo Antonio Mazzanti, formando em Licenciatura em Matemática acredita que este tipo de curso proporciona experiências únicas. “É muito importante para mim, pude notar que muitas escolas não estão focando a formação visando o ENEM. A média de acertos entre os alunos de escolas conceituadas foi de um terço. Todo este tipo de informação só é possível por estar participando deste projeto. Procurei ajudar os estudantes a pensar e não decorar”, finalizou o aluno/professor que ministrou sobre estatística e geometria espacial.
Diversos estudantes do Ensino Médio agarraram a oportunidade de se reforçar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Débora Pilatti Birgiman, aluna da Escola Jussara Polidoro, aprovou o sistema de aulas e conteúdos abordados. “Para mim foi uma honra poder ter esse complemento em minha formação, pude aprender os critérios que são utilizados na prova do ENEM. Avaliando de maneira geral, o ensino nas escolas poderia ser melhor, mais focado no próprio ENEM. Tive maior dificuldade na hora de interpretar as questões. Fiquei feliz, pois pude tirar todas as minhas dúvidas, todos os professores sabiam do que estavam falando. As aulas acontecendo dentro da Universidade dão outro ar também, isso é bom, desfaz alguns mitos. Quero cursar licenciatura para Física aqui na ULBRA, estou focada nisso, embora Medicina me balance também”, comentou.
Juliana Reyes cursa o quinto semestre de Biologia e foi professora voluntária no projeto. Segundo a estudante esta oportunidade foi importante para sua formação. “Quero ser professora e não poderia deixar esta chance passar. Foi muito bom para mim, pude pegar um pouquinho de experiência de sala de aula. No início confesso que me senti um pouco assustada por trabalhar com adolescentes, mas eles são especiais, todos que estavam aqui realmente queriam aprender. Já tive uma boa idéia das deficiências de formação de diferentes escolas e acredito que vou poder ajudar bastante. Aprendi muito com eles, é impressionante, você tem de encontrar uma linguagem que prenda a atenção deles na hora de comunicar. Foi uma experiência muito gratificante para mim”, declarou.
O projeto é desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA em parceria com a Área de Educação, Ciências e Artes, desde 2007.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra