Referência
Professora de Engenharia Civil avalia tese de doutorado internacional
Cristiane Pauletti foi convidada pela Université des Antilles, na França
A coordenadora de atividades do curso de Engenharia Civil da Ulbra, Cristiane Pauletti, participou na manhã desta sexta-feira, 15 de junho, da avaliação de uma tese de doutorado internacional. O trabalho do candidato ao título de doutor, Valéry Rijaniaina, foi desenvolvido em co-tutela entre a Université des Antilles e a Universidade de São Paulo, com o tema Valorisation de résidus agroindustriels comme matériaux dans l'habitat et la construction: Utilisation de la bagasse dans les liants composés minéraux et les composites.
A avaliação da banca ocorreu por vídeoconferência e contou com a participação dos relatores, Jose Maria Monzo Balbuena, da Universitat Politécnica de Valencia e da professora Sofiane Amziane, da Université de Clermont Auvergne, dos orientadores, Marie-Ange Arsene, da Université des Antilles, e Holmer Savastano Junior, da Universidade de São Paulo, e da avaliadora Cristel Potiron, também da Université des Antilles.
Essa foi a primeira vez que a professora avaliou uma tese em outro idioma. "O meu doutorado conclui em co-tutela com uma universidade francesa, então conhecia o processo, mas foi a primeira vez que avaliei um manuscrito em francês", destacou. Para a docente, o convite agrega conhecimento. "Nunca trabalhei com o tipo de resíduo pesquisado, mas a instituição francesa tinha modelagens matemáticas e meus dados interessavam para a validação desses modelos. Minha contribuição foi no sentido de verificar se houve rigor científico, se os resultados estavam coerentes e se a proposta tem validade de aplicação", explicou.
Na tese, o candidato propôs criar cimentos e aglomerados mais sustentáveis a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Conforme a docente, também é representativo para a Ulbra estar ao lado de outras universidades internacionais em avaliações desse nível. "Os professores que aparecem como avaliadores e orientadores estão no nível máximo do CNPq, com muitas publicações e nós estamos entre essas instituições", completa.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes