Artes Visuais
Artes Visuais: professor participa de exposição no MARGS
Coordenador criou obra específica para expor no MARGS
Diversas pessoas compareceram à inauguração da exposição Economia da Montagem: Monumentos, Galerias, Objetos no Museu de Arte do Estado do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre, na noite de terça-feira, 21.08. O evento apresenta trabalhos do coordenador do curso de Artes Visuais da ULBRA, Renato Garcia e dos artistas Carlos Krauz, Téti Waldraff, Helene Sacco e Almandrade.
A exposição traz ainda diversas obras do acervo do MARGS que não haviam sido mostradas dos seguintes artistas: Ado Malagoli, Volpi, Carlos Petrucci, Glauco Pinto de Moraes, José Lutzenberger, Maria Tomaselli, Pedro Weingärtner e Vasco Prado.
O professor Renato participa com duas peças expostas. Ambas apresentam formas orgânicas e foram construídas com taquara e cordas, mas uma delas foi concebida exclusivamente para a ocasião e será desmontada após o término do evento. “Estabeleci uma relação com o conceito de economia que faz parte do título da exposição e construí objetos de arte desmontáveis, fáceis de transportar e feitos de materiais de valor baixo”, completou Renato.
Visando mostrar a produção artística brasileira e estrangeira, a partir de meados do século 19 até contemporaneidade, a mostra está sob a curadoria de José Francisco Alves. “A iniciativa faz parte da política do Museu, iniciada em 2011, de valorizar o próprio acervo que é bem rico. Incluímos também as obras dos artistas convidados para dialogar com a produção contemporânea”, destacou o curador.
Sobre a mostra, Renato salientou aspectos importantes. “A exposição possui diferentes caminhos, e um deles é poder pensar a dissolução dos limites entre as fronteiras tradicionais, como desenho e escultura, pois uma linguagem começa a se aproximar da outra. Para os alunos de Artes Visuaisda Universidade, a iniciativa é uma boa oportunidade para promover uma reflexão a respeito de aspectos trabalhados nas disciplinas do curso, além de permitir conhecer uma parte do acervo do MARGS”, complementou o coordenador.
O evento poderá ser visitado de terça a domingo, das 10h às 19h, até o mês de outubro, com entrada franca. O Museu está localizado na Praça da Alfândega, s/n.
Na primeira foto o professor Renato ao lado do diretor do MARGS, Gaudêncio Fedelis e na quarta foto, o curador da exposição, José Francisco Alves (de óculos).
Notícias relacionadas
-
25
NOVReconhecimento à Pesquisa Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience