Artes Visuais
Artes Visuais: professor participa de exposição no MARGS
Coordenador criou obra específica para expor no MARGS
Diversas pessoas compareceram à inauguração da exposição Economia da Montagem: Monumentos, Galerias, Objetos no Museu de Arte do Estado do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre, na noite de terça-feira, 21.08. O evento apresenta trabalhos do coordenador do curso de Artes Visuais da ULBRA, Renato Garcia e dos artistas Carlos Krauz, Téti Waldraff, Helene Sacco e Almandrade.
A exposição traz ainda diversas obras do acervo do MARGS que não haviam sido mostradas dos seguintes artistas: Ado Malagoli, Volpi, Carlos Petrucci, Glauco Pinto de Moraes, José Lutzenberger, Maria Tomaselli, Pedro Weingärtner e Vasco Prado.
O professor Renato participa com duas peças expostas. Ambas apresentam formas orgânicas e foram construídas com taquara e cordas, mas uma delas foi concebida exclusivamente para a ocasião e será desmontada após o término do evento. “Estabeleci uma relação com o conceito de economia que faz parte do título da exposição e construí objetos de arte desmontáveis, fáceis de transportar e feitos de materiais de valor baixo”, completou Renato.
Visando mostrar a produção artística brasileira e estrangeira, a partir de meados do século 19 até contemporaneidade, a mostra está sob a curadoria de José Francisco Alves. “A iniciativa faz parte da política do Museu, iniciada em 2011, de valorizar o próprio acervo que é bem rico. Incluímos também as obras dos artistas convidados para dialogar com a produção contemporânea”, destacou o curador.
Sobre a mostra, Renato salientou aspectos importantes. “A exposição possui diferentes caminhos, e um deles é poder pensar a dissolução dos limites entre as fronteiras tradicionais, como desenho e escultura, pois uma linguagem começa a se aproximar da outra. Para os alunos de Artes Visuaisda Universidade, a iniciativa é uma boa oportunidade para promover uma reflexão a respeito de aspectos trabalhados nas disciplinas do curso, além de permitir conhecer uma parte do acervo do MARGS”, complementou o coordenador.
O evento poderá ser visitado de terça a domingo, das 10h às 19h, até o mês de outubro, com entrada franca. O Museu está localizado na Praça da Alfândega, s/n.
Na primeira foto o professor Renato ao lado do diretor do MARGS, Gaudêncio Fedelis e na quarta foto, o curador da exposição, José Francisco Alves (de óculos).
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024