Reestruturação Pedagógica
Educação Continuada é tema de encontro na Ulbra Canoas
Professores de graduação e pós representaram os campi do RS e EAD
A Educação Continuada, um dos projetos pedagógicos institucionais, que norteia o processo de Reestruturação Pedagógica da Universidade Luterana do Brasil, foi pauta da reunião realizada na segunda-feira, 11 de junho, com representantes dos cursos das áreas de agricultura e veterinária, saúde e bem-estar social, integrantes do Grupo 1.
As mudanças propostas pela Ulbra, que entraram em vigor no mês de março, foram definidas junto à comunidade acadêmica durante os seminários do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que ocorreram em 2016 em todos os campi, seguindo os princípios regulatórios do ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação. "Vivemos o desafio de passar a olhar de forma muito mais integrada para a formação de pessoas e os projetos que realizamos na Universidade diante do contexto global", sintetizou o vice-reitor, Ricardo Willy Rieth.
Na opinião do pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, a Reestruturação Pedagógica é um estímulo ainda maior para que a Universidade dê cada vez mais o seu melhor ao desenvolver graduações, pós, MBAs, mestrados e doutorados. "A Ulbra é uma instituição de ensino superior antenada, que compreende e questiona seu papel de transformar, buscando sempre inovar em seus processos", analisa Hernández.
As tarefas a serem desenvolvidas na segunda parte do encontro foram apresentadas aos participantes pela diretora de pós-graduação e pesquisa, Nádia Schröder, além da forma como a nova política vem sendo trabalhada nas áreas que compõem este primeiro grupo. "A Educação Continuada permite que o aluno transite entre os cursos de graduação, extensão, Lato Sensu e Stricto Senso desde que a matriz curricular seja flexível, inovadora e dinâmica, permitindo que exista integração entre estes três níveis de aprendizado", explica a docente.
A nova política de Educação Continuada
Em seu processo de Reestruturação Pedagógica, a Universidade Luterana do Brasil propôs uma nova política institucional de Educação Continuada, onde prevê uma flexibilização curricular que passa pela graduação, extensão, cursos de extensão e atualização, e a pós-graduação dividida em aperfeiçoamento e especialização, formando os cursos Lato Sensu, e mestrado e doutorado, formando os cursos de Stricto Sensu.
A novidade é que, com esta flexibilização, o aluno entra na Universidade para fazer um curso de profissionalização, faz o curso de graduação para adquirir uma profissão, mas pode sair da Instituição com um título de doutor.
Para saber mais sobre este processo, acesse ulbra.br/muda-com-voce e tenha acesso às informações de todos os tópicos ligados às mudanças acadêmicas iniciadas na Ulbra neste primeiro semestre de 2018.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
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