Extensão
Colaboradores da AGCO concluem workshop no campus Canoas
Curso sobre Culturas Agrícolas foi ministrado por docente da Ulbra
Um grupo de colaboradores da AGCO, multinacional norte-americana especializada na comercialização de maquinário agroindustrial, concluiu nesta quarta-feira, 30 de maio, uma capacitação sobre Manejo de Culturas Agrícolas, promovida pelo curso de Agronomia da Ulbra em parceria com a Coordenação de Extensão.
Ao longo de seis encontros presenciais, três deles ministrados pela professora da Universidade, Carla Cepick, os 10 funcionários da filial canoense da empresa aprenderam detalhes sobre o preparo, plantio e colheita de grãos, hortaliças e frutas. "A maior parte deles são engenheiros que vendem equipamentos utilizados no manejo direto com a terra, como tratores e colheitadeiras, então é fundamental que eles tenham o conhecimento técnico necessário para compreender as peculiaridades do trabalho no campo, até para que possam projetar máquinas mais eficientes e econômicas", explica Wagner Semensatto, da empresa Integrar - Gestão e Inovação Agropecuária, que ministrou as três últimas palestras da capacitação.
Para Carla, a realização de cursos in company é algo altamente positivo, não só pelo reconhecimento do papel das Instituições de Ensino na propagação do conhecimento científico, como também para o amadurecimento das práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula." É uma maneira de obtermos um feedback do mercado sobre o perfil de profissional requisitado pelas grandes companhias", garante a educadora, que já trabalhou na AGCO e por isso não encontrou dificuldades para compreender a rotina diária de trabalho de seus alunos.
Natural de São Paulo, o engenheiro de produção, Ricardo Cândido jamais teve contato com o agronegócio, acostumado a lidar com motores e válvulas da indústria automotiva, ele, por um momento, sentiu-se apreensivo ao entrar no segmento, entretanto, após assistir ao ciclo de palestras, essa condição mudou. "Foi uma experiência super interessante. Aprender como é feita a preparação do solo pôde me ajudar a pensar em novos componentes para um vaporizador, por exemplo. Com certeza vou transformar o meu aprendizado em algo concreto dentro do ramo da engenharia", avaliou o colaborador, que desde o primeiro momento sentiu-se confortável com a linguagem adotada pelos professores durante as aulas.
A Universidade Luterana do Brasil atualmente oferece 74 opções de cursos de Extensão específicos para a capacitação de colaboradores de empresas privadas. A relação completa dos cursos nas áreas de marketing, administração, agronomia, logística e recursos humanos está disponível para consulta na página www.ulbra.br/canoas/extensao/cursos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477-9166.
Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes