Parabéns!
Geógrafo tem seu dia celebrado nesta terça-feira, 29 de maio
Ulbra oferece 100 bolsas de estudo gratuitas para a licenciatura
A geografia é considerada uma das mais antigas disciplinas acadêmicas da humanidade. Segundo a sua história, ela foi desenvolvida na Grécia antiga, graças à expansão comercial dos gregos que precisavam conhecer o ambiente que percorriam e os fenômenos naturais que iriam enfrentar em suas viagens. Nesta terça-feira, 29 de maio, é celebrado o Dia do Geógrafo. A Ulbra Canoas oferece o curso licenciatura em Geografia, onde os acadêmicos têm a possibilidade de ter aulas teóricas e capacitação prática em cada disciplina, além de disciplinas que envolvem o trabalho de campo e dos estágios.
"Os nossos professores têm qualificação para demonstrar essa inter-relação entre a prática e a teoria, já que existe no próprio currículo diferentes disciplinas que vão dar o suporte de ganho para a formação", explica o coordenador do curso de Geografia da Ulbra, Rafael Lacerda Martins. O curso conta com cerca de 100 alunos e 17 professores. Junto com as demais licenciaturas da Ulbra, está completando 30 anos em 2018.
O profissional formado na Universidade Luterana do Brasil apresenta um perfil alinhado à questão do ensino e da aprendizagem na educação básica de jovens e adultos, tanto no nível fundamental quanto no nível médio. O perfil está muito associado à exigência do mercado, que busca um profissional capaz de atender demandas sociais e discutir relações de sustentabilidade e cidadania, marcados por uma leitura contemporânea sobre os fenômenos que ocorrem na sociedade. "Os profissionais ligados à área, em conjunto a essa realidade hoje encontrada no mundo todo, têm um desafio muito grande que é formar cidadãos e procurar mostrar verdadeiramente o papel da geografia na atualidade", completa o docente.
Mercado de trabalho para os profissionais
De acordo com o coordenador, o mercado de trabalho para o profissional da geografia, de certo modo, está em aberto, pois o graduado nesta área tem uma formação muito interdisciplinar e transdisciplinar. O mercado permite que esse profissional atue em vários campos, visto que legalmente o geógrafo possui um registro no conselho de engenharia e isso concede diversas atribuições a ele. Muitas empresas privadas e públicas têm aberto concursos e identificado questões importantes de colocação de profissionais interdisciplinares, visto que a formação do geógrafo tem esse caráter que perpassa muitas disciplinas e áreas do conhecimento.
O professor de geografia que atua em sala de aula é um profissional da área pedagógica, mas também tem uma grande área de inter-relação com o bacharelado, já que muitas disciplinas acabam ocorrendo em conjunto. "O profissional da sala de aula possui uma capacitação voltada a pensar o espaço e, principalmente, a fazer uma leitura sobre os fenômenos geográficos de uma forma muito precisa para atender os seus alunos", comenta o professor.
A escolha da profissão
Marvin Strobel é aluno do 4º semestre do curso de licenciatura em Geografia da Universidade. Ele escolheu a profissão por acreditar muito na capacidade de mudança na educação e por ter se identificado com as disciplinas durante o tempo de escola. "Algumas pessoas subestimam a geografia, mas eu nunca subestimei. Sempre achei algo muito interessante, pois é um objeto que nós temos para questionar e analisar o mundo das diversas formas que ele se apresenta. Acho isso muito importante", explica o acadêmico.
O discente é presidente do Centro Acadêmico de Geografia e já trabalhou nesta área. Para ele, a profissão tem o papel de questionar e analisar o mundo e transformar isso em crítica, seja ela uma análise positiva ou negativa. Por vezes, a profissão do geógrafo é muito criticada por abordar conteúdos que porventura possam ser de outras especialidades, mas, na verdade, a geografia tem como objetivo integrar as áreas do conhecimento. "De certo modo, o geógrafo é um integrador de todas as áreas para não deixar que o conhecimento se fragmente. Claro que a fragmentação é interessante para poder compreender o mundo, mas a geografia busca abraçar todas áreas e fazer com que o todos conversem e pensem com o objetivo de melhorar", completa o estudante.
Para o professor e coordenador do curso na Universidade, a escolha pela área seguiu este mesmo conceito. O profissional de geografia tem a capacidade interdisciplinar de envolver diversas áreas do conhecimento. "Um pouco da matemática, história e a geografia em si. Ela não atua em apenas um campo. Então essa diversidade sempre me chamou a atenção. Além disso, o geógrafo atua principalmente em uma dimensão ambiental que é tão complexa e necessária nos dias de hoje", finaliza o docente.
Estude Geografia de graça
A Licenciatura em Geografia está na relação dos 24 cursos presenciais e a distância da Ulbra Canoas que no próximo semestre oferece bolsas gratuitas de estudo através do Programa Universidade para Todos (Prouni). No campus, são oferecidas 100 bolsas para a graduação. Para mais informações acesse ulbra.br/estudedegraca.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes