Estude na Ulbra!
Estética: Um mercado de trabalho que cresce cada vez mais
Universidade oferece cursos de Estética e Estética e Cosmética
O mercado de trabalho para o campo da estética vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Em abril deste ano, o presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.643, que regulariza a profissão de esteticista no país. A partir de agora, serão considerados profissionais da área os graduados em curso superior de Estética e Cosmética, ofertado por uma instituição regular de ensino no Brasil, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), como a Ulbra Canoas. No início do ano passado, o curso de Estética da Universidade recebeu nota máxima junto ao MEC.
A Universidade Luterana do Brasil é pioneira no bacharelado em Estética no Rio Grande do Sul, mas, além desta modalidade com duração de quatro anos, a Instituição oferece outro tipo de curso neste segmento, o curso de Estética e Cosmética, um tecnólogo com a durabilidade de três anos. De acordo com a professora e coordenadora dos cursos do campus Canoas, Mônica Magdalena Descalzo Kuplich, ambos formam profissionais qualificados com a mesma habilidade e competência para atuar em seus segmentos. "Os alunos saem aptos para trabalhar em diversas áreas, a única diferença é que no bacharelado o aluno vivencia mais a prática porque estuda um ano a mais, mas os dois quando formados são altamente capacitados e se destacam bastante no mercado de trabalho", explica.
O campo da Estética começou a ganhar mais espaço em 2000. "Antigamente, quem tinha acesso a esse tipo de serviço eram pessoas com uma melhor condição financeira, mas hoje não é assim. Os tratamentos estão mais acessíveis. As pessoas conhecem e procuram cada vez mais estes profissionais. É um mercado que não para de crescer", comenta a professora.
Com esse mercado em alta, são inúmeras as áreas de atuação para quem se forma na área: estética facial, corporal e capilar. Além disso, podem trabalhar como gestores em clínicas e espaços de estética e na docência, já que cada vez existem mais cursos superiores e técnicos. "Podem também trabalhar em spas e em clínicas de estética de terceiros. Eu tenho alunos trabalhando como representantes de produtos cosméticos e de equipamentos. Estudantes que abriram seu próprio negócio", conta a docente.
Infraestrutura do curso
No campus Canoas, os cursos de Estética possuem quatro laboratórios. Um de estética facial, um de estética corporal, um de estética capilar e outro para terapias manuais. Nestes espaços os alunos têm as suas aulas práticas. "Existem disciplinas que são teórico-práticas, os alunos têm a teoria, depois a demonstração e, por fim, a prática entre eles. Outras disciplinas que estão um pouco mais adiantadas são exclusivamente práticas", declara a docente. Esses laboratórios são equipados com aparelhos, produtos, cosméticos, maquiagem, visagismo e materiais capilares.
Nos laboratórios acontece o estágio supervisionado. Os discentes passam três turnos da semana envolvidos com o estágio, totalizando 12 horas semanais. "Nosso aluno faz toda formação dele dentro da Instituição e isso é uma vantagem porque ele tem a sua formação finalizada e supervisionada pelos mesmos professores que deram toda a capacitação", observa a coordenadora. Nestes espaços, o público em geral também é atendido. O serviço já é bem conhecido, não só por professores, funcionários e alunos, mas também pela comunidade. Os interessados em agendar algum procedimento precisam ligar para o laboratório, telefone (51) 3477-9202. O atendimento é realizado pelos alunos, sempre com a supervisão de um professor.
A escolha da profissão
Para as alunas de Estética, Karen Kael e Gerusa Arrieta, que se formam neste semestre, a escolha da profissão não foi tão difícil. Arrieta é apaixonada pela Estética. "Eu escolhi essa profissão porque eu já tenho uma inclinação para a área da saúde e essa é uma área muito rica, porque traz uma melhora na autoestima das pessoas." A discente conta que iniciou uma graduação em Nutrição há alguns anos, porém se interessou mais pela Estética. "É um campo que te dá um leque enorme de opções de trabalho", comenta.
Arrieta já trabalha na área. "Sou autônoma, tenho o meu próprio espaço. À medida em que fui tendo conhecimento de cada tratamento, já fui colocando em prática fora da Universidade", explica. A estudante procura alinhar seu trabalho com outros profissionais da área da saúde, encaminhando os pacientes para educadores físicos ou nutricionistas. "Isso eu acho bem importante, porque precisamos de um trabalho em equipe para conseguir dar um resultado melhor e sempre favorecer o paciente", finaliza.
Já Karen começou trabalhando em uma clínica de estética como recepcionista e vendo as várias profissionais no seu dia a dia no serviço, procurou se informar sobre o curso e resolveu começar a graduação. "A área da estética e da beleza é muito boa. Te dá campo de trabalho muito grande e eu achei muito interessante fazer este curso", explica. A discente continua trabalhando na mesma clínica, só que hoje atende as clientes de uma outra forma. "Já comecei a trabalhar por ali mesmo. Conforme vinha sendo aprovada nas disciplinas, entregava o comprovante para a responsável pela clínica. Hoje realizo diversos tratamentos como limpeza de pele, peeling de cristal e diamante e vários estilos de massagem", conta a estudante.
Processo Seletivo da Ulbra acontece dia 10 de junho
Os cursos de Estética e Estética e Cosmética da Ulbra estão na relação das 30 graduações presenciais oferecidas pela Ulbra no Vestibular de Inverno, com prova marcada para o dia 10 de junho, às 9h. A prova de duas horas será composta por perguntas de Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Mais informações podem ser obtidas na página do Vestibular.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes