Dia da África
Ulbra marca presença na 6° Semana da África
Cinco alunos angolanos da Universidade participaram do evento
O Dia da África é comemorado nesta sexta-feira, 25 de maio, data reconhecida em 1972 pela Organização das nações Unidas. Este dia recorda a luta do continente africano contra a colonização europeia e o Apartheid. A data é celebrada pelos africanos espalhados pelo mundo todo. Pensando nisso, um grupo de alunos angolanos da Ulbra Canoas foi convidado para participar da 6ª Semana da África na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O evento aconteceu nesta quarta, 23 de maio, no Salão de Atos da universidade. O tema desta edição foi Cosmovisões Africanas: formas de ver e interpretar o mundo a partir da África. Os discentes da Ulbra foram convidados para participar de uma roda de conversa com estudantes africanos de diversas instituições de ensino superior do estado.
De acordo com Romário Campos Ngola, 23, aluno do 7° semestre de Engenharia Elétrica da Ulbra e convidado para o evento, a conversa foi muito importante, pois propôs uma troca de experiências que ajudaram a refletir sobre o tema de ângulos diferentes. "Para mim foi como um acordar. Na vida há certas coisas que fogem da nossa realidade e que quando abordadas parece um absurdo, mas isso até você se colocar no lugar do outro e fazer uma análise das suas vivências. Nota-se com clareza a raiz ou o fundamento do argumento dos outros", opina o estudante, que mora no Brasil desde agosto de 2014.
Para a estudante Cláudia Gracio, 23, que já está no país há quatro anos e cursa o 8° semestre de Engenharia de Produção, o evento foi muito bem organizado, já que pôde ouvir vários depoimentos e relacioná-los com a sua vivência, além de fornecer algumas dicas para quem está há pouco tempo no Brasil. "Foi muito interessante participar da atividade, ouvir e poder partilhar com outros africanos nossas experiências desde a nossa chegada no Brasil, como também ouvir qual a opinião dos brasileiros, tanto negros como brancos, sobre a nossa vinda ao seu país", explica a aluna. O grupo foi acompanhado pela assessora de Relações Internacionais da Ulbra, professora Andréia Athaydes.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras