ZH na Faculdade
Curso de Jornalismo recebe Pedro Moreira, editor do portal GaúchaZH
Bate-papo teve como tema a plataforma GaúchaZH
Na noite da quarta-feira, 16 de maio, o jornalista Pedro Moreira, editor digital de GaúchaZH, esteve na Ulbra para uma conversa com estudantes de Jornalismo. O encontro, que durou cerca de duas horas e ocorreu no auditório 217 do prédio 1, no campus Canoas, é uma iniciativa do jornal Zero Hora de levar seus jornalistas até as universidades, durante o mês de seu aniversário, para uma troca de ideias.
A edição de "ZH na Faculdade" deste ano tem como tema a plataforma GaúchaZH, que reúne o jornalismo de Zero Hora e Rádio Gaúcha, lançada em setembro do ano passado. Na ocasião, os alunos foram apresentados ao site, com detalhes sobre dados de público, métricas e seu desenvolvimento. Em seguida, foi realizado um bate-papo no qual os estudantes tiveram um espaço para tirar suas dúvidas sobre o site, o cotidiano na redação e as experiências do jornalista.
Os alunos, muitos ainda nos primeiros semestres do curso, pediram dicas. Pedro afirmou que o jornalismo é muito prático, e que a organização do tempo na hora de produzir reportagens é o que faz a diferença. "Quanto mais vocês escreverem, melhor! Tem que escrever", adicionou. "Uma coisa que eu noto, às vezes, é que a gente chega querendo ir lá fazer o jornalismo literário, uma grande reportagem, sem ter uma base. Tem que saber fazer buraco de rua, tem que ir fazer um acidente com morte, tem que fazer o básico. Tem que começar lá em baixo e trabalhar muito, escrever muito, repetir muito", concluiu.
Durante a sabatina foram abordados, também, temas como a propagação das fake news. Segundo Pedro, quando notícias falsas são divulgadas, os veículos tradicionais exercem um papel fundamental de chancelar a informação correta, usando a credibilidade para ajudar o público a perceber a importância de se informar através de meios adequados.
Gabriela Almeida, professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Ulbra, considera sempre válida a oportunidade de ouvir profissionais com longa trajetória de atuação em redação. "Nesse caso, foi especialmente interessante saber mais sobre o processo de integração das redações da Zero Hora e Rádio Gaúcha, a partir de um olhar de quem está lá dentro. É fundamental que os alunos entendam os movimentos dos veículos no processo de adaptação à convergência midiática visando manter a relevância em termos jornalísticos e a sobrevivência em termos econômicos", comentou.
"Eu acho muito importante esse debate. A gente poderia fazer mais e mais vezes", disse Pedro. Há 11 anos no Grupo RBS, ele avaliou que encontros como esse acrescentam tanto para o jornalista, quanto para o estudante. "Para mim, para a gente, que vem falar com vocês, é muito importante ter contato com quem, no final, vai acabar trabalhando com a gente lá. Quais são os anseios de vocês, com o que vocês estão preocupados, o que vocês querem saber, quais são as curiosidades e o quanto vocês podem nos ajudar a entender como é que está funcionando essa nova geração", apontou.
Marcelo Monteiro e Mariana Rosa
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras