Dia de celebrar!
Física da Ulbra forma docentes de perfil crítico, avalia coordenador
Dia Mundial do Físico é comemorado neste sábado, 19 de maio
Em 19 de maio de 1905, Albert Einstein publicou cinco teses que estremeceram o mundo da física teórica moderna. Entre elas, a sua Lei da Relatividade Restrita, que diz que as leis da natureza são iguais para todos os observadores, independente de quaisquer sistemas referenciais. Os impactos de tais descobertas ecoam até hoje dentro das instituições de ensino e centros de pesquisa, tanto é que a data hoje é lembrada pela comunidade científica internacional como sendo o Dia Mundial do Físico.
Para o coordenador desta licenciatura na Ulbra, professor Rafael da Silva Valada, passados 100 anos das primeiras publicações de Einstein, o estudo da Física contribuiu para o desenvolvimento de tecnologias que hoje moldam o dia a dia da sociedade contemporânea, como o motor térmico, os equipamentos radiológicos e a cosmologia, ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo. "Se hoje podemos estudar buracos negros ou viajar do Rio Grande do Sul para os EUA em poucas horas, muito disso se deve ao trabalho realizado em cima de teorias e equações da Física, que possibilitaram a criação de equipamentos como o GPS", exemplifica o educador.
Fundado em 2002, o curso de licenciatura em Física da Universidade conta com mais de 400 alunos, matriculados nas modalidades presencial e EAD. A graduação, que completa 16 anos em 2018 se difere da concorrência pelo perfil de egresso que forma, como explica Valada. "O professor formado pela Ulbra, além de possuir sólidos conhecimentos deste ramo da ciência e dos métodos pedagógicos de ensino, possui senso crítico, o que é fundamental para a produção de pesquisas", garante.
O docente enfatiza que a forma de se educar no século XXI vem passando por transformações. Se antes o docente era a personificação da informação, atualmente ele atua mais como um mediador. "O conteúdo está todo na internet e até na palma da mão. E isso não é só na Física, mas em todas as áreas. Se antes o professor era o detentor do conhecimento, agora é seu papel orientar o estudante, instigar seu espírito científico", avalia.
A um passo de se formar, a acadêmica do penúltimo semestre da graduação, Maira Giovana de Souza, sonhava em trabalhar com pesquisas teóricas ou experimentais, mas, na primeira vez em que pisou em uma sala de aula com o intuito de lecionar, foi amor à primeira vista.
"No meu primeiro dia de estágio obrigatório fui professora de uma turma do 9º ano do ensino médio. O interesse deles e a ideia de compartilhar minha paixão pela Física me fizeram mudar de opinião sobre o rumo que eu queria dar para a minha carreira", confessa a jovem, que leciona na Escola Estadual Técnica São João Batista e no Instituto de Educação São José, ambos no município de Montenegro.
Desde 2014/2 na Ulbra, Maira sabe o que vai deixar saudades quando ela finalmente colar grau, no começo de 2019. "O corpo docente é muito atencioso e, como as turmas são pequenas, as aulas fluem muito bem. Vou sentir falta disso", revela a futura educadora.
Estude de graça na Ulbra
A Licenciatura em Física está na relação dos 24 cursos presenciais e a distância da Ulbra Canoas que no próximo semestre oferece bolsas gratuitas de estudo através do Programa Universidade para Todos (Prouni). No campus, são oferecidas 100 bolsas para a graduação. Para mais informações acesse ulbra.br/estudedegraca.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes